Em programa de rádio, Binho Marques fala sobre investimentos em ramais

Programa do Governo do Estado garante a pavimentação de 250 quilômetros de ramais e melhorias em mais de 4.000 quilômetros

1249403716_ramal_mutum_foto_gleilson_miranda_170709_02.jpg

Ramal do Mutum é um dos que recebe os investimentos em pavimentação no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os investimentos do Governo do Estado para melhoria dos acessos nos ramais no Acre foram o tema do programa de rádio Dois Dedos de Prosa com o Governador desta segunda-feira, 21. Binho Marques começou o programa anunciando que já foram concluídos até agora 75 quilômetros de ramais asfaltados.

"É muita coisa, porque o que se tinha antes era uma raspagem de ramal no máximo um piçarramento. Agora nós estamos asfaltando os ramais. Nós começamos um trabalho lá em 2005 de fazer bueiros definitivos, de fazer pontes, de fazer piçarramento e agora nós estamos avançando para a pavimentação e 75 quilômetros é algo realmente muito importante para esses ramais que são os ramais tronco ou ramais produtivos, os ramais que dão acesso a uma rede produção, seja da bacia leiteira, seja da pecuária e especialmente da pequena produção. Porque nós queremos fazer com os ramais uma inclusão social na área rural", afirma o governador.

Entre os ramais beneficiados com o asfalto, estão o Barro Vermelho e Benfica, em Rio Branco; a estrada do pólo e acesso ao 2º distrito, em Sena Madureira; Estrada Velha e Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul. A meta é chegar em 2010 com mais de 250 quilômetros de ramais asfaltados.

"É uma realidade completamente nova, não só do ponto de vista do acesso aos serviços, mas melhora também a vida de quem ta na cidade, porque vai baratear os alimentos, vai aumentar a produção e esse é o nosso desejo: um estado que seja não só bem conservado em termos de justiça social, mas que seja de fato um estado produtivo".

Além da manutenção, também está sendo realizado o piçarramento de mais 400 quilômetros, e todo ano ainda é feito o trabalho de melhoria de 4.000 quilômetros de ramais. Só pra essa melhoria, o investimento do Governo do Estado em 2009 é de R$ 13 milhões.

"Eu fiz um grande acordo no início do governo, aliás antes mesmo no período de campanha, eu fiz um acordo com todos os produtores rurais que nós chamamos de pacto agrário, que nós iríamos investir 100 milhões de reais na produção rural. Devo confessar com muita alegria que nós vamos chegar perto de 300 milhões de reais investidos nessa área", anunciou Marques.

Para o governador, o programa não só melhora a produção, mas garante cidadania, acesso à educação, saúde, e garante a permanência das famílias no campo. "Com isso nós vamos garantir uma qualidade de vida na área rural, as pessoas vem pra cidade quando na área rural não tem perspectiva, mas lá já está a escola, a saúde e agora também a produção levada nos ramais".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter