O governador Tião Viana, acompanhado de um representante da Defesa Civil esteve na tarde deste domingo, 19, em Porto Acre para levar apoio ao município. A Prefeitura de Porto Acre estima que pelo menos 230 famílias ribeirinhas estejam desabrigadas devido à cheia do Rio Acre. Na área urbana da cidade, de acordo com o prefeito José Maria Rodrigues, 22 famílias estão desabrigadas.
“Com essa enchente, a vinda do governador ao município é muito importante. Para nós e para os moradores que vivem nas áreas atingidas, porque a Prefeitura de Porto Acre não tem condições de prestar todo esse suporte na questão da alimentação, médicos, medicamentos e a ajuda que o Governo do Estado esta dando vai favorecer o apoio às famílias atingidas”, disse o prefeito Zé Maria.
Os desabrigados estão ficando em casas de parentes ou sendo acolhidos em alojamentos como escolas e outros espaços públicos. O governador Tião Viana assegurou ao prefeito que vai enviar cestas básicas, equipe médica, medicamentos e combustível para que os barcos naveguem nas áreas alagadas e auxilie na retirada das famílias.
“Nós vamos providenciar tudo o que for preciso para ajudar esses 230 ribeirinhos e as 22 famílias atingidas pela cheia do Rio Acre. O prefeito já decretou situação de emergência. E nos preocupa essa previsão de que o rio encha ainda nas próximas horas”, comentou Tião Viana.
Na tarde deste domingo, em Porto Acre, o rio estava com 16 metros, segundo informações da prefeitura do município.