Capacitação

Em parceria com Ministério da Justiça, Polícia Civil promove curso de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Ministrada no auditório da Polícia Civil do Acre, em Rio Branco, e com duração de três dias, nesta terça-feira, 19, foi realizada a abertura da Capacitação e Treinamento para Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, promovida pela Secretaria Nacional de Justiça e órgão específicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento de Recursos de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil do Acre (PCAC).

Curso é dirigido a agentes públicos do Estado e demais atores que atuam na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. Foto: José Caminha/Secom

O curso tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional dos agentes públicos do Estado e demais operadores do Direito que atuam na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e à corrupção, como também preparar a implementação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) no Estado.

Além de delegados, agentes e escrivães, participam do curso representantes da Casa Civil, Ministério Público (MPAC), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Tribunal de Contas (TCE-AC), Tribunal de Justiça (TJAC) e Polícia Federal (PF), entre outros órgãos.

José Henrique Maciel é delegado-geral da Polícia Civil do Acre. Foto: José Caminha/Secom

“É uma honra estar sediando este curso, um passo importante para o sistema de Justiça e Segurança Pública. Agradecemos ao governo federal, ao Ministério da Justiça e ao ministro Flávio Dino”, afirmou José Henrique Maciel, delegado-geral da Polícia Civil do Acre.

“É uma grande honra, para nós do DRCI, estar aqui, com uma grande participação de todas as autoridades que fazem o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional; esta oportunidade é ímpar”, afirma coordenador-geral do DRCI e palestrante do primeiro dia, Arnaldo Silveira.

Coordenador-geral do DRCI e palestrante do primeiro dia de evento, Arnaldo Silveira. Foto: José Caminha/Secom

Cumprimento de meta

A ação faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), que surgiu em cumprimento à meta 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) de 2004.

Ação faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). Foto: José Caminha/ Secom

A finalidade é criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, de forma a otimizar a utilização de recursos públicos e a disseminação de uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

Desde a criação do programa, em 2004, mais de 27 mil agentes públicos já foram capacitados, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.