“Foram 13.413 exames realizados em menos de três meses, e o resultado é que nós zeramos as filas de ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, radiografia digital e ultrassonografia. Isso aqui é uma coisa singular na história do Sistema Único de Saúde [SUS] do Brasil”, comemora o governador Tião Viana, durante visita ao Centro de Imagem por Diagnóstico (CDI), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), nesta quarta-feira, 4.
Um passo inédito na saúde pública acreana que representa o fim da demanda reprimida para os exames de radioimagem. Em média, são realizados cerca de 200 exames por dia no Into, de segunda a sábado, a partir das 7 horas, sem intervalo para almoço, encerrando as atividades às 18 horas.
Tião Viana destacou que o passo traduz uma vitória da equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), junto com o governo e a população. “Os profissionais de saúde hoje podem se sentir orgulhosos dessa vitória, que é um bem aos doentes e garante a rapidez do diagnóstico e do tratamento”, reiterou o governador.
Para o deputado estadual Jenilson Leite, o Acre está presenciando algo excepcional. “Estamos com as filas de exames de imagem zeradas. O que significa melhor atenção ao paciente, diagnóstico mais rápido, cirurgias mais rápidas e tratamento eficiente”, pontuou o parlamentar.
O Into/Acre já está em fase de acabamento, e a expectativa do governo é de que nos primeiros meses de 2016 esteja funcionando totalmente, sendo o mais moderno serviço de trauma e ortopedia que vai vencer todas as esperas de cirurgias e traumas do Acre.