Em Manoel Urbano, Estado entrega nova ala de hospital e inicia construção da Casa do Índio

O governo do Acre entregou, nesta quarta-feira, 30, a reforma e a nova ala de enfermarias da Unidade Mista de Manoel Urbano. Com investimento de R$ 995 mil, a obra representa mais um significativo avanço na melhoria da saúde pública, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.

Em visita à unidade, o governador Gladson Cameli reiterou seu compromisso com a saúde pública oferecida aos acreanos. O gestor fez um retrospecto dos avanços alcançados nos últimos três anos.

Nesta quarta-feira, 30, o governo do Estado entregou a nova ala de enfermaria e reforma da Unidade Mista de Manoel Urbano. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A população de Manoel Urbano lembra muito bem das condições em que se encontrava esse hospital. Eu mesmo estive aqui e vi com meus próprios olhos. Graças a Deus, e com muito trabalho, temos melhorado a nossa saúde. Nos próximos dias, vamos inaugurar a nova enfermaria do Pronto-Socorro de Rio Branco, mas é importante ressaltar que também temos dado atenção aos municípios do interior, porque sabemos que as dificuldades enfrentadas por esta população são ainda maiores”, declarou o chefe do Executivo.

A obra, que foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), contemplou melhorias em todos os setores do hospital, entre elas, a instalação de 22 leitos de enfermaria. Além de proporcionar mais conforto à população, o espaço garantirá melhores condições de trabalho aos profissionais responsáveis por salvaguardar vidas na unidade.

Secretária Paula Mariano falou sobre investimentos na Unidade Mista de Manoel Urbano. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Uma felicidade muito grande ver esse investimento sendo feito na unidade. O governador Gladson Cameli tem muita preocupação com o atendimento à nossa população e essa qualidade é a nossa determinação. A unidade possui respiradores, eletrocardiograma e, em breve, contará com raio-x digital e atendimento por telemedicina, com sete médicos especialistas do Hospital Albert Einstein”, disse a titular da Sesacre, Paula Mariano.

Lorena Kaxinawá acompanha a neta, Micaelly Sampaio, que está internada na unidade. A indígena afirmou estar satisfeita com o atendimento recebido. “Eu e minha netinha estamos sendo muito bem tratadas aqui. Só tenho a agradecer”, enfatizou.

Casa do Índio Kaxinawá

Na mesma solenidade, o governador Gladson Cameli assinou ainda a ordem de serviço para construção da Casa do Índio Kaxinawá. A obra, orçada em R$ 150 mil, será realizada em parceria com a Prefeitura de Manoel Urbano.

Governador Cameli assinou ordem de serviço para construção da Casa do Índio Kaxinawá. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Este será um espaço muito acolhedor e com estrutura digna para receber os indígenas que saem de suas aldeias e precisam vir à cidade resolver seus problemas”, explicou o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar.

O indígena Adão Kaxinawá comemorou o investimento do governo estadual. “Essa casa será muito boa para receber nossos parentes. Queremos agradecer o governo por estar acabando com o sofrimento que os indígenas passam quando vêm para a cidade”, afirmou.

Indígena Adão Kaxinawá comemorou construção da Casa do Índio. Foto: Diego Gurgel/Secom

O prefeito Tanizio Sá lembrou que a população indígena de Manoel Urbano é significativa e elogiou o investimento do Estado. “Temos muitas aldeias no Rio Purus e essa população encontra dificuldades de hospedagem quando vem para a cidade. Com a construção dessa casa, vai facilitar muito”, revelou.

Em parceria com a prefeitura, o governo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (Deracre), destinou uma patrulha mecanizada para manutenção de ramais e realização de outros serviços no município.

A solenidade contou com a presença da presidente do Departamento de Água e Saneamento (Depasa), Waleska Bezerra; do vice-prefeito do município, Toscano Veloso; do presidente da Câmara Municipal, vereador Jarles Brandão; entre outras autoridades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter