Em Lima, governo e Adex alinham participação do Acre na Expoalimentaria 2025

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Associação de Exportadores do Peru (Adex) realizaram nesta sexta-feira, 29, um encontro para alinhar a participação do Acre na Expoalimentaria 2025. A reunião, realizada na sede da instituição organizadora do evento em Lima, debateu os detalhes da presença dos produtos e empresas acreanas na maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que será realizada em setembro.

A iniciativa também conta com a participação da Agência de Negócios do Acre (Anac), além do apoio do Sebrae no Acre, do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa) e das federações das Indústrias (Fieac), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-AC), das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre) e da Agricultura e Pecuária (Faeac).

O encontro integra as atividades da agenda de negócios do setor produtivo acreano em expofeiras na Bolívia e no Peru, que já resultou na concretização de vários negócios entre empresas acreanas e estrangeiras. De acordo com Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, cerca de 56 empreendimentos locais estarão presentes no Estande Acre com a exposição de serviços, itens que produzem e a realização de diversas degustações. Desse total, 40 empresários receberão o apoio do poder público e do Sebrae tanto na Expoalimentaria quanto na Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, de 19 a 28 de setembro.

“Esta estratégia de promoção de negócios tem sido uma orientação do governaror Gladson Camelí e a cada edição temos observado mais empresas formando do negócios internacionais, demonstrando que a busca por novos mercados é um caminho para o desenvolvimento econômico de nossos estado. Além do apoio à vinda do nosso empresariado para Lima, o governo também apresentará o ambiente turístico do Acre, atrairá novos negócios ao estado e estabelecerá a relação comercial das empresas locais com compradores de diversos lugares do mundo. A Expoalimentaria recebe em toda edição mais de 100 países com empresários dos Estados Unidos, China, Equador, Indonésia, México, Argentina e diversos outros. É uma vitrine grandiosa”, enfatizou Mesquita.

Estado e associação peruana também definiram rodadas de negócios entre os dois países. Foto: cedida

Estado e Adex também firmaram a realização de rodadas de negócios entre o empresariado acreano e peruano e um encontro para fortalecer a Rota Quadrante Rondon, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico. “A conexão do Acre com o Porto de Chancay, , através da Carteira Sur e a proposta por Ucayali, com o trajeto Cruzeiro do Sul-Pucallpa, também será o tema dessa reunião. As rodadas de negócios e o encontro nascem da grande parceria que o governo e Adex possuem e fortalecem nestes últimos três anos”, completou Assurbanípal. As empresas locais que receberão apoio do Estado e Sebrae serão selecionadas a partir de um edital de chamamento público que será divulgado em breve.

Diretor da associação peruana, Edgar Vásquez ressaltou que a presença do Acre na Expoalimentaria engradece o evento e demonstra que a integração entre os dois países já é uma realidade que precisa ser ampliada cada vez mais. “A participação confirma o potencial do estado em se posicionar como um elo estratégico entre o Brasil e o Peru. Essa aproximação é essencial para fortalecer o comércio bilateral e dar visibilidade internacional à produção acreana”, disse ele.

Sobre a Adex

Fundada em 1973, a Adex é um dos principais organismos empresariais do país vizinho. A entidade representa exportadores, importadores e prestadores de serviços com suporte estratégico em gestão internacional. Também atua em colaboração com o Estado peruano para fortalecer políticas públicas. Consolidada como referência em negócios internacionais, ela conta com 23 comitês setoriais e o Centro de Pesquisa em Economia e Negócios Globais (CIEN). Sua atuação contribui para a geração de empregos, desenvolvimento e a projeção do Peru no cenário mundial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: