A saúde é prioridade da gestão do Estado, que trabalha em parceira com os municípios para elevar a qualidade de vida dos acreanos.
Nesta quarta-feira, 31, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), capacitou profissionais de Saúde que atuam em Feijó em vigilância das síndromes respiratórias, com foco no fortalecimento das notificações, realização de alertas sobre os riscos de óbitos, manejo clínico adequado das enfermidades e reorganização das equipes para o enfrentamento dos agravos.
A regional do Juruá, Tarauacá e Envira convive atualmente com o aumento das síndromes respiratórias. “É um esforço realizado pela Sesacre para monitorar o quadro epidemiológico dos municípios da região e também para apoiá-los no enfrentamento dos agravos de Saúde. Nossas ações estão concentradas na diminuição dos impactos na sociedade, com a garantia de atendimento qualificado, redução do número de pacientes e de internações, evitando a sobrecarga das unidades de saúde e óbitos”, destacou Milena Lopes, chefe do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs) em Cruzeiro do Sul.
Ao todo, 26 profissionais, entre médicos, enfermeiros, recepcionistas, coordenadores de unidades de saúde e gerentes da Vigilância Epidemiológica do município conheceram os alertas elaborados pelo Cievs e foram orientados quanto ao trabalho de vigilância dos vírus respiratórios.
O gestor da pasta de Feijó, Eronildo Oliveira afirma que atuar em parceira com o Executivo estadual é de suma importância, pois fortalece os serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos lisonjeados e agradecidos ao governo pelo envio de técnicos, que agregaram com informações e orientações. Vamos seguir trabalhando para firmar novas parcerias”, disse.