cop26

Em encontro com ministro da Noruega, governadores da Amazônia Legal buscam investimentos

O governador Gladson Cameli participou neste sábado, 6, de uma reunião com os membros do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e com o Ministro da Noruega, Espen Barth Eide, na 26ª° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia.

Gladson Cameli participou neste sábado, 6, de uma reunião com os membros do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e com o Ministro da Noruega, Espen Barth Eide Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A Noruega tem um papel importante no financiamento da agenda climática na Amazônia. Por isso, não podemos deixar de participar dessas discussões que são de nosso total interesse. O Acre tem feito o seu dever de casa, cumprindo todos os esforços e disposto a assumir novas responsabilidades para que a nossa economia possa se desenvolver de forma sustentável. Acredito que nossa participação na COP26 será de grande valia para essas negociações”, pontua o governador Gladson Cameli.

Governadores dos estados da Amazônia brasileira realizam diversas agendas no Escritório do Consórcio Amazônia Legal, localizado na Blue Zone, além de participarem de negociações em espaços paralelos à COP26.

Participantes da reunião do Consórcio da Amazônia Legal Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governador explicou, ainda, que o Acre tem avançado no desenvolvimento de políticas públicas ambientais e no agronegócio de baixas emissões, gerando trabalho e renda para milhares de produtores rurais, ribeirinhos e indígenas. “Precisamos ampliar o desenvolvimento da bioeconomia. Nosso Estado possui todos os requisitos para acessar recursos. A vinda desses investimentos irá permitir a ampliação de projetos voltados para redução do desmatamento e proteção de nossas florestas”, pontuou.

Sobre a Amazônia Brasileira

A Amazônia brasileira, especificamente a Amazônia Legal, cobre 5 milhões de quilômetros quadrados, quase 60% do território brasileiro em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Esta área é maior que a União Europeia (UE) e mais da metade do tamanho do território contíguo dos Estados Unidos. Há cerca de 24 milhões de habitantes na Amazônia brasileira, que é o lar de muitos povos, culturas e línguas.