medidas

Em Cruzeiro do Sul, Saúde participa de oficina do Ministério Público Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista

Na tarde desta quarta-feira, 17, o Ministério Público Estadual (MPE) realizou oficina para tratar do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), participou do encontro realizado no prédio do MPE, em Cruzeiro do Sul.

Oficina sobre o TEA realizada em Cruzeiro do Sul. Foto: Eliel Mesquita/Secom

O encontro visa averiguar, no município, as políticas públicas voltadas às pessoas com autismo, no âmbito da Saúde, Educação e Assistência Social.

Na oportunidade, o MPE, por meio do Grupo de Trabalho em Defesa das Pessoas com Autismo (GTTEA), que atua no município em parceira com a Promotoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente de Cruzeiro do Sul, criou, com as pastas de Saúde estadual e municipal, o plano de ação.

Nele, foram pactuadas medidas futuras como a definição de fluxo para manter as primeiras consultas de forma presencial ao público com TEA, acompanhamento realizado de forma online, realização de capacitações, execução de políticas públicas, solicitação junto ao Ministério Público Federal (MPF) da inclusão de neuropediatra na Telemedicina, criação do Plano Terapêutico Singular (TPS), entre outros.

Ações futuras foram pactuadas no encontro. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Diani Carvalho, gestora da Saúde na regional do Juruá, Tarauacá e Envira, frisa que a Constituição Federal determina a saúde como um direito de todos e um dever do Estado. “Como missão do nosso chefe de Estado, Gladson Cameli, e também do nosso secretário de Saúde, Pedro Pascoal, em parceira com as áreas técnicas da Sesacre, com o Ministério Público do Acre e com a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, estamos buscando melhorias no acesso da pessoa com TEA e suas famílias aos serviços de Saúde”, destacou.

Diani Carvalho: “Estamos buscando melhorias no acesso aos serviços de Saúde para às pessoas com TEA e suas famílias. Foto: Eliel Mesquita/Secom

O município ratifica que o caminho para a criação e execução de boas políticas é a união de forças entre os poderes. “Um encontro que aponta os pontos para o fortalecimento das ações e o avanço e melhoria dos atendimentos voltados às pessoas com autismo na nossa cidade. É com parceria que vamos fortalecer as políticas que beneficiam os autistas”, disse Valéria Lima, secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul.

Valéria Lima: “É com parceiras que vamos fortalecer as políticas que beneficiam as pessoas com autismo”. Foto: Eliel Mesquita/Secom

A Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo em Cruzeiro do Sul (Apaa) atua há quase uma década em favor das pessoas com TEA no Juruá. “Ter parceiros nesta conquista de direitos é de suma importância. O momento, além de assegurar avanços, também auxilia na implementação de direitos garantidos por lei. A causa se fortalece com a união de forças”, avaliou Peter Rogers Nogueira, representante da Apaa.