Em Cruzeiro do Sul, Núcleo de Estudo de Línguas inicia aulas

O Núcleo de Estudo de Línguas (NEL) de Cruzeiro do Sul  iniciou as aulas nesta segunda-feira, 17. O núcleo é referência no ensino gratuito de línguas, oferecendo cursos presenciais de língua inglesa e espanhola, nos turnos manhã e tarde.

De acordo com a coordenadora da instituição no município, Maria Dulcilene dos Santos, a entidade vem inovando cada vez mais. “Ano passado a novidade foi ofertar o curso de inglês e espanhol para alunos do 6º e 7º ano, denominado Teens e Ticos, devido às turmas anteriores serem de um público diversificado, com idades, formações e experiências diversas. Então, tivemos a ideia de criar os cursos nessas línguas estrangeiras para esse público de pré-adolescentes”, contou a coordenadora.

“A novidade deste ano é o curso de língua portuguesa, tendo em vista a dificuldade que as pessoas têm nos concursos e no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Inicialmente, serão ofertadas 80 vagas destinadas aos alunos que estudam o 9º ano, ou a partir de 14 anos, como também à comunidade, dividido em dois módulos: o primeiro com gramática e o segundo módulo com técnicas e produções de redação”, explicou Dulcilene.

Já são mais de 5 mil estudantes que passaram pelo Núcleo de Estudos de Língua-NEL Foto: Onofre Brito

O curso de língua portuguesa será dividido em quatro turmas, cada uma com 20 alunos. Duas turmas nas manhãs de segunda e quarta-feira, e as outras duas nas tardes de terça e quinta-feira. O horário ainda está a ser definido.

Maria Eduarda, 13 anos, que estuda o 8º ano na escola de Ensino Fundamental Antônio de Barros Freire, se matriculou para o curso de inglês e comentou que é grande a expectativa. “Eu quero aprender mais o inglês. Na escola ensinam o básico, mas não a falar fluentemente como aqui”, salientou a aluna.

Os cursos serão ministrados na sede do NEL, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Colégio Barão do Rio Branco, no Centro de Referência de Inovações Educacionais (CRIE).

As aulas do NEL acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, atendendo cerca de 600 alunos Foto: Onofre Brito

Anailton Salgado, coordenador do Centro de Referência e Inovações para Educação (CRIE), mencionou que todos os cursos, nos diferentes setores, têm a responsabilidade, a dinâmica e a estrutura específica para inovar, dentro das metodologias e das ações para que os alunos, além da escola, possam ter um diferencial.

“Oferecemos uma matemática divertida, com o Centro de Matemática, Ciências e Filosofia, que tem uma oferta de 16 diferentes cursos nas áreas de química, física, biologia e filosofia; aulas de informática do básico ao avançado, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE); o NEL, Núcleo de Estudos de Línguas, ofertando espanhol, inglês e agora língua portuguesa e a Divisão de Direitos Humanos e Diversidade que trabalha as questões éticas, raciais, o respeito, dentro da legislação. Nossa instituição atende um público de 1200 alunos e busca fomentar com nosso trabalho, não só o estudo, mas a oportunidade para o mercado de trabalho desses estudantes”, pontuou Anailton.

De acordo com coordenador do CRIE, Anailton Salgado, as ações visam inovar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos Foto: Onofre Brito

Neste primeiro semestre de 2020, somando todos os módulos, o NEL atenderá cerca de 600 pessoas, entre elas, alunos da rede pública, servidores públicos e comunidade. Desse número, quase 250 são de novos estudantes.

Desde a sua criação, já passaram pela entidade mais de 5 mil estudantes. O NEL é uma instituição da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes (SEE) mantida pelo Governo do Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter