Em Cruzeiro do Sul, governo promove oficina para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), promoveu nesta terça-feira, 30, a oficina de revisão e atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH/AC), em Cruzeiro do Sul. O objetivo deste evento é chegar a um diagnóstico da situação das águas no município para compor os projetos do plano, que vem sendo construído desde 2008 e revisto a cada quatro anos. Estiveram participando da oficina representantes da prefeitura e de diversas secretarias municipais e estaduais.

Oficina de revisão e atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH/AC). Foto: Marcos Santos/Secom

Para Maria Antônia Zabala, gestora de políticas públicas da Semapi e atual chefe da Divisão de Recursos Hídricos, é de extrema importância esse trabalho em conjunto. “O governo do Estado está atualizando o Plano Estadual de Recursos Hídricos e essa é a primeira fase da construção desse instrumento de gestão, então o objetivo hoje é obter informações com quem mora e trabalha no município”, disse.

Maria Antônia Zabala, gestora de políticas públicas da Semapi. Foto: Marcos Santos/Secom

Romisson Santos, professor e um dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, explicou que esse é um debate importante não somente para o Acre mas também para o país, que precisam estar focados nos recursos naturais. “Assim vamos construir possibilidades melhores para o futuro da humanidade. Essas políticas ambientais são transversais e precisam deixar de ser debatidas de forma fragmentada”, destacou.

Geólogo do Departamento de Recursos Hídricos do município de Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Luís Seabra, geólogo do Departamento de Recursos Hídricos do município, explicou que Cruzeiro do Sul é um dos municípios do Acre que é 95% abastecido por águas subterrâneas, tendo apenas um ponto de captação, o Igarapé São Salvador, que está com risco de contaminação.

“A preocupação hoje é fazer a gestão desse recurso natural que é único, onde tem água subterrânea apenas de Sena Madureira para o Juruá. Então a nossa ideia é contribuir para que esse plano continue sendo melhorado”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter