O governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), promoveu durante esta semana, em Cruzeiro do Sul, uma capacitação sobre o uso de drones para técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam) e da pasta da Agricultura do município.
A iniciativa visa aperfeiçoar a atuação de técnicos, de modo a garantir que o uso adequado da tecnologia assegure a geração de produtos aceitáveis, como a delimitação de loteamentos, o mapeamento de propriedades, entre outros, nos setores agrícola e florestal, além de qualificar os serviços ofertados na área urbana de Cruzeiro do Sul.
A qualificação foi executada em etapas. Inicialmente, foram abordados os princípios da fotogametria, ou seja, como se dá a captura de imagens por meio de drones e os produtos oriundos de suas fotografias. Em seguida, os técnicos manusearam o equipamento para aprofundar os conhecimentos sobre a nova tecnologia, e, para finalizar, realizaram o planejamento automatizado de voo, por meio do uso de aplicativos.
Além da promoção de conhecimento e qualificação de profissionais, a política estimula o crescimento do agronegócio e fortalece o combate ao desmatamento na região. “São tecnologias que nos permitem mapear áreas que consideramos grandes, o que possibilita um maior alcance do trabalho de fiscalização, reduzindo, desse modo, o desmatamento; como também propicia a realização de levantamentos de áreas produtivas, de pastagem, de espécies frutíferas, entre outras, gerando um movimento destinado a alavancar a produção rural”, ratificou Márcio Ferreira, responsável por ministrar, por meio da Funtac, capacitações voltadas ao manejo florestal sustentável.
Clodomir da Silva, membro da Secretaria de Agricultura de Cruzeiro do Sul, avaliou: “Otimiza os serviços da pasta de Agricultura do município e do Estado. O drone veio para revolucionar serviços que ofertamos à população, por isso, temos que nos adaptar ao uso das novas tecnologias”.