Em Cruzeiro do Sul, Escola Estadual Universo Infantil resgata brincadeiras tradicionais

A Escola Estadual Universo Infantil, localizada na Vila Assis Brasil, em Cruzeiro do Sul, está resgatando as brincadeiras antigas, repletas de diversão e aprendizado. Através do Projeto Relembrar é Viver, os estudantes estão tendo a oportunidade de vivenciar uma verdadeira viagem no tempo, explorando brincadeiras tradicionais que fizeram parte da infância de seus familiares.

Crianças durante atividade de resgate de brincadeiras tradicionais. Foto: Assessoria.

Sob a coordenação dos professores e com o apoio de toda a equipe escolar, os alunos estão assumindo o papel de protagonistas, embarcando em entrevistas e coletando informações sobre as brincadeiras do passado. O projeto despertou o interesse das crianças, estimulando sua imaginação e criatividade.

Durante essa jornada nostálgica, elas estão descobrindo brincadeiras como o Jogo da Pedrinha, Amarelinha, Bambolê, Pé de Lata, Bilboquê, Jogo do Taco, Perna de Pau e Pular Corda. Além disso, os próprios estudantes estão tendo a oportunidade de construir seus próprios jogos, incentivando a reciclagem de materiais e o trabalho em equipe.

Alunos aprendendo a andar com pernas de pau. Foto: Assessoria

O resgate dessas brincadeiras antigas é fundamental para afastar as crianças e adolescentes das telas e promover maior envolvimento em atividades físicas e interações sociais. As brincadeiras tradicionais contribuem para o desenvolvimento físico, linguístico, cognitivo e perceptivo das crianças, estimulando sua memória e pensamento.

Para marcar o encerramento do projeto, uma atividade especial foi realizada na última sexta-feira, 7, contando com a presença da comunidade. Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o evento incluiu a venda de comidas típicas e a eleição da Miss e do Mister Universo Infantil 2023.

Alunos utilizando brinquedo produzido com material reutilizado durante o projeto. Foto: Assessoria

O resgate das brincadeiras antigas promove o fortalecimento da cultura local e proporciona momentos de diversão e aprendizado para as crianças, reforçando a importância de preservar tradições e compartilhar experiências entre gerações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter