boas práticas sociais

Em Cruzeiro do Sul, Educação e Defensoria Pública firmam parceria

A Representação da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul recebeu na terça-feira, 18, em seu auditório, o lançamento do Projeto Defensores do Futuro, que tem como objetivo desenvolver ações de desenvolvimento da cidadania e informação de direitos para os alunos, professores, pais ou responsáveis da rede pública de ensino, com foco nos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Autoridades que compuseram a mesa da solenidade de lançamento do Projeto Defensores do Futuro. Foto: Bruno Firmino

A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), desenvolvida pelo Núcleo da Cidadania da instituição, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Defensoria Pública do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Centro Universitário U:Verse.

Em Cruzeiro do Sul, 150 alunos das escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião participarão do Defensores do Futuro.

Defensor Celso Araújo apresentando o Projeto Defensores do Futuro em Cruzeiro do Sul. Foto: Bruno Firmino

Celson Araújo, coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, contou que essa é uma iniciativa não só da defensoria, mas de todos. E o sucesso das primeiras versões na capital foi o que motivou a expansão aos municípios do interior. “Esse projeto visa desenvolver competências com relação ao adolescente, estimulando o conhecimento, a cultura e outros”, enfatizou Araújo.

Coordenadora-geral da Representação da Educação Estadual em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, em seu momento de fala. Foto: Gledisson Albano

A coordenadora-geral da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, comentou sobre o projeto: “Ficamos muito felizes com o convite da Defensoria, para que nossos alunos participem do projeto. Tenho certeza que será enriquecedor para toda a comunidade escolar. Estamos sempre buscando atividades para somar, unir e fortalecer nossos alunos como verdadeiros cidadãos”, disse Bernardino.

O projeto trabalha nas escolas instruções de boas práticas sociais. Além dos estudantes, as atividades envolvem os pais, responsáveis, educadores e a comunidade. Durante o ano, a equipe trabalhará três trilhas de temáticas como: educação emocional, educação em direitos humanos e educação empreendedora e, dessa forma, contribuirá com o processo de construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes.

Em Cruzeiro do Sul, 150 alunos das escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião participarão do Defensores do Futuro. Foto: Gledisson Albano

O chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis da SEEMarliton Páscoa, contou que as primeiras edições foram um sucesso na capital e agora a intenção é estender para os demais municípios: “A ideia é continuar com essa expansão e já estamos discutindo para que nos próximos anos possamos chegar em todas as escolas do estado”.

Ana Mabele de Jesus, estudante do 6º ano da Escola Padre Alfredo Kunz, disse que projeto é muito bem-vindo e agradeceu a iniciativa: “Esse projeto só vai trazer coisas boas para a gente. Vai nos mostrar o caminho para sermos bons cidadãos”.