Em Cruzeiro do Sul, alunos da rede estadual recebem premiação de concurso de redação e poesia

O governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), realizou nesta quinta-feira, 11, a entrega da premiação para os alunos da rede estadual de educação ganhadores do concurso de redação e poesia. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul.

Ulissys Bandeira, assessor da FEM no Juruá, explicou que essa é uma forma de impulsionar a literatura infanto-juvenil local. “Eles escreveram sobre temas que são importantes para a sociedade. Isso é de grande relevância, porque é uma prioridade da gestão do professor Minoru Kimpara, à frente da FEM, e do governador Gladson Cameli. Levar a questão do pensamento social para a sala de aula é primordial”, disse.

Nove alunos, todos da Escola Pública Estadual Dom Henrique Ruth, foram premiados com um tablet completo, com fone e capa, para uso pessoal. O investimento para realização do concurso foi de R$50 mil, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Roberto Duarte.

Professora mestre Sibele Clemente e deputado federal Roberto DuarteFoto: Marcos Santos/Secom

Para a professora mestra e escritora Sibele Clemente, um concurso como esse ajuda os alunos em suas escritas e no interesse pela leitura. “Só escreve bem quem lê. Eu sempre falo para eles da importância da leitura. Todos os alunos que foram orientados por mim refizeram seus textos, seguiram as orientações e conseguiram a aprovação. Me sinto orgulhosa!”, destacou.

Importante ressaltar que o concurso foi a nível estadual. Os ganhadores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul já receberam seus tablets e, posteriormente, haverá uma solenidade em Tarauacá para a entrega.

Foto: Marcos Santos/Secom

Terezinha Souza Melo foi uma das alunas ganhadoras do concurso e destacou ser uma grande alegria ganhar o prêmio com o poema Povos da Minha Terra, de sua autoria. “Nele, eu trato sobre os povos indígenas, algo característico da nossa terra acreana. Me sinto muito feliz em trazer essa riqueza cultural e ser contemplada”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter