Em busca do sonho: atletas acreanos viajam para disputa da fase nacional das Olimpíadas Escolares

124 alunos acreanos disputam em Goiânia

dsc07469.jpg

Estudantes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó, Tarauacá e Rio Branco viajaram para Goiânia(GO) e disputam os jogos até o dia 6 (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Estudantes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó, Tarauacá e Rio Branco viajaram para Goiânia(GO) nesta quinta-feira, 02, para disputar a fase nacional das Olimpíadas Escolares, nas modalidades individuais: natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa e a estreante no Acre, ciclismo. No dia 07, viajam os 90 atletas da modalidade coletiva, que são volleyball, handball, basket e futsal.

Ao todo, são 124 alunos que venceram as etapas municipais e estaduais e agora sonham tornarem-se os destaques do Brasil. A grande novidade este ano é ciclismo, esporte que participa pela primeira vez das disputas e os estudantes já conseguiram ser campeões da Copa Norte e Norte/Nordeste. De acordo com o fundador da Federação de Ciclismo Acreana, Lucas Pereira, os alunos estão treinando desde o início do ano e garante que eles têm todas as chances de serem medalhistas de ouro.

As Olimpíadas Escolares 2010 – 15 a 17 anos apresentam a disputa de 12 modalidades, sempre com competições femininas e masculinas. A etapa de 15 a 17 anos, em Goiânia, conta com 4.792 participantes inscritos, o maior número já registrado. As Olimpíadas Escolares são disputadas por 27 delegações, sendo uma para cada estado brasileiro (exceção feita ao Amapá) mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede.

O Acre já foi vencedor nacional em 2007 no Voleyball, em 2008 foi vice campeão em handball e 3º lugar no futsal. "Os estudantes estão preparados, treinaram bastante nas escolas e em casa, percebemos a garra de alunos que moram na zona rural e terão a primeira oportunidade de conhecer outro Estado representando o Acre", explica o professor de Educação Física, da Escola Santiago Dantas, Aluizio Alencar.

Uma das atletas mais animadas era Izaiane Vieira, 15 anos, que mora no km 20 do ramal da Prata, em Epitaciolândia, ela está treinando há 3 anos. "Sempre gostei de correr, na colônia eu vivia atrás de cutia e porquinho do mato, agora estou tendo a oportunidade de mostrar para o Brasil o resultado de todos os anos de treino", declara a estudante.

Os jogos escolares no Acre são realizados pelas Secretarias de Estado de Esportes, Turismo e Lazer e Secretaria de Estado de Educação.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter