Em Brasília, Tião Viana consegue investimentos para a Saúde no Acre

Tião Viana se reuniu na capital federal com ministro da Saúde, Agenor Álvares e o governador do Piauí, Wellington Dias (Foto: cedida)
Tião Viana se reuniu na capital federal com ministro da Saúde, Agenor Álvares, e o governador do Piauí, Wellington Dias (Foto: Cedida)

Ainda em Brasília durante toda esta quinta-feira, 5, o governador Tião Viana realizou uma série de visitas na capital federal na busca de recursos e investimentos, dessa vez para a saúde e o desenvolvimento econômico do Acre. O governador começou o dia numa reunião com o ministro interino da Saúde, Agenor Álvares, que também contou com a participação do governador do Piauí, Wellington Dias.

O ministro assegurou a liberação do pagamento dos convênios do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e do Hospital de Brasileia. Também foram tratadas a ampliação da fábrica de camisinhas de Xapuri e a habilitação de serviços de alta complexidade do Hospital do Juruá.

Em seguida, Tião Viana se reuniu com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro da Costa. Foi tratada a continuidade do programa Água Para Todos, que está em atuação no Acre desde 2014 e prioriza o acesso universal da água, principalmente para o consumo humano e para comunidades rurais que estejam em estado de vulnerabilidade social.

Outras conquistas

Continuando sua peregrinação em Brasília, o governador ainda teve uma agenda na secretaria Executiva do Ministério da Fazenda. Tratou-se da prorrogação das dívidas com os bancos públicos. Atualmente, quem contraiu empréstimo até 2008 terá um ano a mais para pagar a dívida. Tião Viana faz parte do grupo de políticos que tenta junto ao ministério alongar esses benefícios para empréstimos contraídos após 2008.

Em seguida, Tião foi à Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, onde voltou a tratar sobre a instalação de uma superintendência própria no Acre do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O governador ainda teve uma videoconferência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para tratar da Bienal do Livro, prevista para setembro no Acre.