Em Brasília, Tião trata de Tarauacá, do Linhão e da Escola de Gastronomia

O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 18, do ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, total solidariedade à população de Tarauacá pelos transtornos que ela vem vivendo nos últimos dias devido à maior enchente da história do rio que banha a cidade.

Segundo o governador, deve sair nesta quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), o reconhecimento da situação de calamidade pública que vêm vivendo os tarauacaenses, o que facilita a concessão de ajuda federal para o município acreano. Pelas redes sociais, Tião Viana agradeceu ao gesto da presidente Dilma Rousseff.

Tião Viana tratou com o ministro das Minas e Energia do Linhão Energético de Rio Branco a Cruzeiro do Sul (Foto: Ascom-MME)
Tião Viana tratou com o ministro das Minas e Energia do Linhão Energético entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Foto: Ascom-MME)

Em sua passagem por Brasília, o governador Tião Viana também manteve audiências com mais dois ministros de Estado para tratar de outros dois assuntos de interesse de seu governo e da população acreana.

A primeira audiência foi com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, com quem o governador tratou do andamento do Linhão energético que está sendo construído no estado para levar energia elétrica segura e de qualidade de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, passando por Sena Madureira, Manuel Urbano, Feijó e Tarauacá.

O governador também solicitou ao ministro Edison Lobão a conclusão da rede de energia elétrica que irá dar suporte às atividades industriais da empresa Peixes da Amazônia, que forma o Complexo de Piscicultura que irá transformar o Acre no endereço do peixe na Amazônia brasileira.

Como velhos amigos e ex-colegas do Senado Federal, Tião Viana e Edison Lobão também conversaram sobre o momento atual da política brasileira, que foi fortalecido com a reeleição da presidente Dilma Rousseff para mais quatro anos à frente do comando administrativo do país.

Audiência com o ministro da Educação foi sobre a Escola de Gastronomia (Foto: Romerito Aquino)
Audiência com o ministro da Educação foi sobre a Escola de Gastronomia (Foto: Romerito Aquino)

Do Ministério das Minas e Energia, o governador foi se encontrar com o ministro da Educação, Henrique Paim, para conversar sobre a conclusão da Escola de Hospitalidade e Gastronomia do Acre, que estão sendo construída atualmente na Cidade do Povo.

Com projeto técnico sendo concebido desde 2011 pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM), a Escola de Gastronomia representa investimento de R$ 6,4 milhões e terá capacidade para atender diariamente 1.200 alunos em três turnos.