Jovens que fazem parte do programa Jovem Aprendiz no Trânsito 2017, participaram da primeira aula prática do curso, no sábado, 3, em que fizeram uma blitz educativa orientando condutores, ciclistas e pedestres sobre as regras e cuidados no trânsito.
Os 100 alunos participantes do programa falaram os condutores sobre o prazo para o licenciamento dos veículos de acordo com o número final de cada placa, distribuíram adesivos, materiais informativos e tabelas de valores das multas de acordo com cada infração.
O coordenador do programa Jovem Aprendiz no Trânsito, Erberson Souza, explica que esse foi o quinto encontro com os estudantes e até esse momento eles já receberam instruções e orientações sobre as leis de trânsito e aprenderam como os educadores de trânsito atuam.
“É preciso envolver os alunos diretamente no trânsito para que eles possam perceber a complexidade das regras e a importância delas para garantir a segurança nas vias,” destaca o coordenador.
A estudante Larissa Sampaio, 16 anos, conta que o curso possibilita adquirir mais conhecimento sobre as normas no trânsito e além de oportunizar que os aprendizes atuem como multiplicadores, ensinando outras pessoas.
“Fiquei muito feliz em ter sido sorteada para o programa pois, além dos benefícios que o curso oferece agora posso servir de exemplo no trânsito para minha família e ensinar a eles como agir com prudência e respeitando as regras”, enfatiza Larissa Sampaio.
A ação educativa, realizada em frente ao colégio Maria Angélica no Segundo Distrito de Rio Branco, contou com o apoio do Comando Integrado de Fiscalização no Trânsito (Ciftran), que promoveu a segurança e a ordem nas vias durante as abordagens.
Jovem Aprendiz no Trânsito
Por meio do programa alunos da rede pública de ensino recebem curso teórico para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita, sendo necessário posteriormente pagar somente pelas aulas práticas para obtenção da habilitação para dirigir, fase realizada por meio de um Centro de Formação de Condutores (CFC).
O curso tem duração de seis meses e este ano para facilitar a participação dos alunos, nas aulas ministradas aos sábados, os jovens foram contemplados com a possibilidade de obter passe de ônibus estudantil, também para utilizar no percurso até o local do curso.
O programa lançado em 2012 pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) já certificou aproximadamente 800 estudantes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.