Em audiência pública na fronteira, Segurança anuncia ações para fortalecer Policiamento Rural

A Câmara Municipal de Plácido de Castro foi o local escolhido por produtores rurais da região para receber a audiência pública que debateu o reforço no policiamento rural na faixa de fronteira. O encontro, realizado na quarta-feira, 9, foi solicitado pela Associação de Produtores Rurais do município, que registrou nos últimos meses crimes de roubo de gado e invasão de propriedade rural.

Equipe da Sepa e Sejusp foi a Plácido de Castro ouvir reivindicações de produtores da região do Abunã Foto: Odair Leal

Participaram do encontro o delegado Danilo Almeida, o comandante da Polícia Militar na região, tenente Maxwell Oliveira, o titular da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo, e o secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro.

Primeiro a falar no evento, o vereador e produtor rural Márcio Schiavo, o Mineirinho (PSL), disse que a audiência foi solicitada para que as autoridades pudessem ouvir e conhecer o drama que viveram as famílias que foram alvo da ação dos criminosos.

Uma dessas famílias foi a de Hélio Barbosa, 65 anos, que teve a propriedade invadida e a caminhonete roubada. O produtor mora no km 16 da rodovia AC-475, entre Plácido de Castro e Acrelândia.

Depois de ouvir outros relatos, Pinheiro anunciou que a Segurança Pública vai reforçar o policiamento na faixa de fronteira, enquanto expande os postos comunitários de Policiamento Rural. O primeiro deles, deve entrar em operação no início de janeiro, na Vila Verde, km 60 da Transacreana.

O secretário adjunto anunciou ainda a instalação de câmeras em pontos estratégicos onde o tráfego de veículos é intenso, principalmente porque Plácido de Castro está no limite da fronteira do Brasil com a Bolívia.

“Vamos investir em tecnologia e policiamento constante nessas áreas. É uma determinação do governador e não vamos recuar diante da criminalidade. Pelo contrário, vamos dar a resposta que a sociedade precisa e trazer também para essa região o policiamento rural. Essa parceria com o pessoal da agricultura vai fortalecer ainda mais o trabalho que pretendemos realizar em todas as regiões do estado”, garante.

Azevedo disse que além do posto da Vila Verde, a Sepa vai compartilhar o uso da base no Caquetá, localizada no km 70 da BR-317, sentido Rio Branco/Boca do Acre.

Cadastro de propriedades e moradores

Moradores relataram dificuldades aos gestores estaduais Foto: Odair Leal

O comandante da 2ª Companhia do 4° Batalhão de Polícia Militar, tenente Maxwell Oliveira, apresentou uma sugestão que vai facilitar a identificar e controlar o tráfego de veículos e pessoas na zona rural dos municípios do Baixo Acre: o cadastramento de todas as propriedades e moradores que residem nos ramais. Assim, garante ele, a polícia terá informações mais detalhadas na hora de identificar pessoas que não moram na localidade e que sejam eventuais criminosos.

Ficou deliberado que a Associação dos Produtores vai reunir os associados e depois apontar os locais que possam receber o monitoramento eletrônico e também organizar o cadastro das propriedades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter