Em alusão ao mês da mulher, Corpo de Bombeiros realiza 2° encontro de bombeiras do Acre

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre realiza, no  Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco, o Segundo Encontro Estadual de Bombeiros Femininas. A programação traz palestras com assuntos voltados ao autocuidado e fortalecimento profissional, além de sorteios, premiações, aulas de dança e competições, entre outras outras atividades, em promoção alusiva ao mês da mulher.

“Nosso objetivo é promover atividades que tragam interação e troca de experiências, produzir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento das militares na corporação. Além de flores e celebrações, é necessária a valorização e o reconhecimento”, destacou o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Charles Santos.

Ao todo, há 54 mulheres no Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em um ambiente que antes era predominantemente masculino, conhecido pelo característica da severidade, as bombeiras chegaram à corporação em 2007, trazendo consigo novas perspectivas às funções militares, agregando valor e iniciando um tempo de maior equidade, isonomia e democracia.

“A instituição passou por várias mudanças, desde a adaptação dos batalhões, à uniformização e à luta pelo espaço em pé de igualdade. Hoje todas exercem as mesmas funções e desempenham os mesmos papéis [que os homens]. Temos mulheres desde motoristas de caminhão a comandantes de batalhões, provando que somos perfeitamente capazes de exercer qualquer profissão”, explicou uma das organizadoras do evento, tenente Mirla Santos.

Mirla é tenente do Corpo de Bombeiros Militar e foi uma das organizadoras do evento. Foto: Diego Gurgel/Secom

A oficial riobranquense Marcela Sopchaki foi a primeira mulher a comandar um batalhão na história do Corpo de Bombeiros do Acre, em 2019. Ela entrou na corporação há 15 anos, no primeiro concurso com vagas destinadas a mulheres, na época apenas 13. Não chegou com muitas pretensões, encontrou obstáculos por exercer uma profissão tida como masculina, mas superou, mostrando dedicação.

“Entrei como soldado, depois fiz o curso para oficial e, quando aspirante ainda, me outorgaram a missão de comandar o 8° Batalhão, em Xapuri. Foi uma incrível experiência. Encontrei um pouco de resistência, não por parte de colegas militares, mas da própria população, que não era habituada a ver uma mulher comandando um batalhão. Foram dois anos de muita experiência e aprendizado”, relata Marcela.

Marcela Sopchaki foi a primeira mulher a se tornar comandante de batalhão no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nesta quinta-feira, 17, as militares começaram a programação com um café da manhã, assistiram a palestras proferidas pela desembargadora Eva Evangelista Souza e por profissionais de nutrição e dermatologia. Na sexta-feira, 18, o evento se dará no Clube de Praças e Oficiais da instituição, onde as militares participarão de sorteios, competições e atividades físicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter