Neste ano, os concursos oportunizaram a oferta de 1.941 oportunidades para cargos de nível superior e médio, além de, aproximadamente, 3.193 destinadas ao cadastro de reserva, totalizando, assim, 5.134 cargos efetivos. O provimento dessas vagas possibilita a renovação do quadro de pessoas e o atendimento prioritário às demandas da sociedade, que estão dispostos nas áreas de segurança, educação e saúde.
“Vejo como uma oportunidade de geração de emprego para os novos profissionais e também aos que estão desempregados há algum tempo. E o mais importante, ainda, é beneficiar a população, que carece tanto de uma saúde cada vez mais digna”, comenta a farmacêutica Mayara França, inscrita no concurso da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que ocorre neste domingo, 15.
Os certames integram o conjunto das diretrizes da política de gestão de pessoas, implantado no Acre com o propósito de profissionalizar a gestão pública. De acordo com Nádia Maria Reis, da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), “essas diretrizes possibilitam a adoção de critérios meritocráticos para o ingresso na carreira pública, assim como para o crescimento funcional do servidor”.