O ofício de trabalhar com instalações e reparos de redes de distribuição de energia elétrica é um dos tipos de pequenos negócios de baixo investimento e retorno rápido. Sanei Costa, por exemplo, após ter frequentado curso do Senai, foi beneficiado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), recebendo o kit de equipamentos há duas semanas. Em posse dele, já prestou vários pequenos serviços.
Mas Sanei já exercia a profissão. O que sabia tinha aprendido na prática com outro eletricista, conhecimento que fora atualizado, assim como os equipamentos: “Algumas ferramentas eu já tinha, como alicates, mas eu não a escada, e recebi também luva, cinto de paraquedista e chaves, que são muito úteis”.
Ele é morador do bairro Tancredo Neves, e é com o trabalho de eletricista que promove o seu sustento: “O curso ajudou muito, porque hoje não se arruma mais emprego sem certificado”, conta.
A política pública desenvolvida pela SEPN promove a inclusão socioprodutiva, que soma a capacitação e entrega das ferramentas, base para que os pequenos negócios tenham sucesso por meio do esforço dos empreendedores.