Secretário garantiu que meta é apoiar as indústrias acreanas, oferecendo condições para que possam produzir
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sedict), Edvaldo Magalhães, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 2, com os empresários filiados ao Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Acre (Sinpal). Durante a reunião, foram apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pela categoria e firmadas parcerias para garantir melhorias no setor.
Os empresários de Rio Branco, Brasileia e Senador Guiomard apresentaram várias reivindicações e reclamações ao secretário Edvaldo Magalhães. Eles afirmaram que estão sendo prejudicados com a “concorrência desleal” nas licitações dos órgãos públicos.
“Nós geramos emprego aqui no Acre, mas temos dificuldades nas licitações. Os ‘pasteiros’ e empresas de fora sempre levam a melhor, e de uma maneira muitas vezes ilegal. Precisamos que o governo nos ajude, para que possamos continuar produzindo e gerando empregos”, afirmou o empresário Beto Moreto.
Os empresários enumeraram uma série de dificuldades que enfrentam para continuar atuando no mercado acreano. Para eles, o governo pode garantir uma proteção às empresas do Estado, evitando, assim, que empresários de outros Estados venham ao Acre apenas ganhar licitações.
Eles também reclamaram dos problemas com a energia elétrica, afirmando que vários produtos já foram perdidos devido aos “apagôes”, além da falta de capacitação para empresários e empregados. E pediram apoio para melhorar a infraestrutura e o maquinário em algumas indústrias,
“Peço ajuda do governo para que possamos nos capacitar e garantir uma formação qualificada para nossos funcionários. Isso garante competir em igualdade com as empresas de fora”, ressaltou o empresário Antônio Bastos.
O presidente do Sinpal, José Luís Felício, agradeceu o encontro com Edvaldo Magalhães e a equipe da Sedict, afirmando que o governo do Estado vem dando passos importantes para garantir melhorias aos empresários.
“A recriação da Secretaria de Indústria e Comércio foi fundamental para nosso setor. Tenho certeza de que esse é o início de um relacionamento que trará muitos frutos para nosso Estado. Agradeço ao Edvaldo Magalhães, que veio nos ouvir e se colocou à disposição para visitar cada indústria. Assim ele poderá defender nossos interesses junto ao governo”, declarou.
{xtypo_quote_right}As portas estão abertas para o desenvolvimento.
Edvaldo Magalhães{/xtypo_quote_right}Após ouvir as colocações dos empresários, o secretário Edvaldo Magalhães disse que o fortalecimento da indústria é uma das grandes prioridades do governador Tião Viana. Ele garantiu a realização de uma reunião com representantes da Comissão de Licitação do Estado e da Secretaria da Fazenda para discutir os problemas apontados pelos empresários sobre as concorrências.
A expectativa é de que a reunião seja realizada até o fim deste mês. Edvaldo Magalhães garantiu aos empresários que as ações do governo estão voltadas para garantir o desenvolvimento do Estado, através da industrialização.
“Nosso olhar é sobre o interesse do Acre como um todo, de acordo com nosso projeto de desenvolvimento. Queremos manter um relacionamento de proximidade e sinceridade com os empresários. Vamos nos encontrar até o fim de março, para buscar uma solução sobre essa questão das licitações”, afirmou.
Edvaldo Magalhães lembrou ainda que o problema da energia já está sendo resolvido com a construção do segundo "linhão", que vai garantir mais qualidade no serviço. Ele também afirmou que pretende visitar os estabelecimentos para conhecer a realidade de cada empreendimento.
O que eles disseram:
{xtypo_quote}Nesses 15 anos que sou filiado ao Sinpal, essa foi a melhor reunião de que já participei. Saber que o governo está abrindo as portas e se aproximando dos empresários é sinal de que poderemos trabalhar com mais tranquilidade e incentivo.
Eempresário Beto Moreto{/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Essa reunião marca o início de um novo tempo. Com o secretário Edvaldo Magalhães dialogando com os empresários, podemos sonhar com melhorias no setor. Essa relação com o governo é fundamental para o sucesso da indústria acreana.
Empresário José Lins{/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Foi uma reunião excelente. Colocamos os problemas e iniciamos uma nova relação com o governo do Estado. Estamos mais otimistas e certos de que temos um apoio importante para continuar trabalhando.
Empresário Joafran Nobre{/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Nós tivemos a oportunidade de apresentar nossas reivindicações e reclamações. Agora vamos esperar que esse relacionamento possa continuar. Para nós é importante que o governo crie uma política de proteção à indústria local.
Empresário Antônio Bastos{/xtypo_quote}