‘Educação ambiental começa no seu quintal’

Órgãos ambientais iniciam campanha de conscientização contra queimadas no Vale do Juruá

mpe_czs_onofre_brito_03.jpg
mpe_czs_onofre_brito_01.jpg

Várias instituições atuam em parceria para o combate ao uso do fogo no Juruá (Fotos: Onofre Brito/Secom)

Esta sexta-feira, dia 21 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, foi a data escolhida para o lançamento de uma campanha de conscientização sobre a responsabilidade socioambiental pelos órgãos envolvidos com o meio ambiente em Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos. "Educação Ambiental começa no seu quintal" é o nome da campanha que une os interesses do IBAMA, Ministério Público Estadual, Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Secretaria Estadual de Educação SEE, Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras, com participação ainda da ONG Amigos das Águas do Juruá (AMAJ). A campanha terá várias atividades até o dia 05 de setembro, entre elas educação ambiental com visitas a várias escolas da região.

Nesta sexta foi dado início às atividades, no auditório da sede do MP, com presença de todos os órgãos envolvidos. Segundo informação do promotor Leonardo Honorato, a primeira ação será o combate às queimadas urbanas. Um hábito arraigado entre a população de Cruzeiro do Sul é o de queimar lixo nos fundos de quintal ou nas ruas e um dos objetivos da campanha é coibir esta prática. Equipes de fiscalização, envolvendo IBAMA, IMAC, MPE e Corpo de Bombeiros e PM vão atuar na cidade buscando estes focos de queimadas, apagá-los e notificar o incendiário.

A chefe do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Francisca Nascimento, informou que a Secretaria de Obras da prefeitura está elaborando um calendário de coleta de lixo que será amplamente divulgado. As pessoas só devem colocar seu lixo na rua no horário estabelecido pela prefeitura. Se colocar o lixo fora do horário, na primeira vez vai ser notificado, na segunda vez, multado e na terceira vez vai ser processado criminalmente, dependendo do caso.

O comandante dos Bombeiros em Cruzeiro do Sul, major Moisés chama atenção da importância de se alertar contra as queimadas porque elas envolvem uma questão de saúde pública. A chegada do período seco também é o período da proliferação de vírus sazonais que tanto atacam crianças e pessoas mais debilitadas, portanto no seu entendimento combater as queimadas é também promover a saúde. 

As atividades pela Semana do Meio Ambiente começam no dia 31 de maio com uma caminhada que está sendo organizada pelas escolas do município, devendo iniciar no portal da Avenida Mâncio Lima e termina no cais do porto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter