No Acre, 15 escolas atendem alunos que necessitam do serviço de intérpretes, que atuam da 3ª série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio
O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez CAS/AC está oferecendo um curso de qualificação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) aos profissionais da educação e à comunidade em geral. As inscrições serão realizadas nos dias 28 e 29 de setembro no próprio centro, localizado na Rua Rio Grande do Sul nº 2600, bairro Aeroporto velho. Ao todo, serão disponibilizadas 200 vagas, divididas em cinco turmas, três pela manhã e duas para o período da tarde.
Com duração de dois meses, o curso objetiva oferecer conhecimentos sobre a importância das LIBRAS, na vivência da pessoa surda, de modo que seja valorizada e respeitada a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, oportunizando o ensino-aprendizagem bem como as diferenças lingüísticas e sua singularidade. "A intenção é capacitar os professores para que de fato haja inclusão no processo comunicativo e que ele não fique dependente do intérprete", explica a coordenadora do CAS/AC, Helena Sperotto.
As oficinas serão ministradas por meio de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, conversação em língua de sinais, dinâmica envolvendo expressão facial e corporal, leitura e interpretação de textos, dramatizações e socialização de trabalhos individuais e em grupo.
No Acre, 15 escolas atendem alunos que necessitam do serviço de intérpretes, que atuam da 3ª série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A Secretaria de Estado de Educação vem construindo trabalhos qualitativos na capacitação desses professores, que através do CAS já capacitou mais de 1,5 mil pessoas.
Para obter mais informações sobre o curso, os interessados devem entrar em contato através do telefone 3225-0512.