Foram dez meses de mergulho no aprendizado de design, vivenciados pela turma de 18 educandos do Curso Técnico de Nível Médio de Design de Móveis, no âmbito do Pronatec. O resultado é um mostruário de móveis em paletes que estão sendo exibidos no Galpão da Indústria da Expoacre.
O projeto de design é desenvolvido pelo do governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Florestal (Sedens) e Instituto Dom Moacir (IDM), e é apoiado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Politécnico de Milão, Sebrae e empresas marceneiras.
O desafio para a criação dos móveis foi lançado pela primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida, incentivadora do programa de formação do Centro de Educação Profissional e Tecnológico em Design do Polo Moveleiro. As peças foram elaboradas a partir de uma oficina criativa ministrada pela designer Ariane Cadaxo.
Marlúcia Cândida participou da abertura da mostra, na segunda-feira, 25, que contou com a presença dos alunos, realizadores e apoiadores do projeto.
“Contamos com vários parceiros para que o projeto chegasse a essa etapa, e ter a mostra na Expoacre. Esses jovens atenderam muito bem ao desafio. Tenho certeza que o resultado é excelente, pois temos produtos que poderiam estar em lojas grandes do Brasil e de outros países. A turma está de parabéns e tem um grande futuro pela frente. Tenho certeza que vão nos orgulhar, como muitos marceneiros aqui do Acre”, disse a arquiteta.
Já Rita Paro, diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr, afirmou: “Olhando esse trabalho não falamos mais num iniciante, mas num profissional de qualidade”.
A jovem Lilian Lopes falou de sua satisfação em participar do projeto. “A partir do momento em que fui escolhida para fazer o curso já foi um grande ganho. Foi uma oportunidade única para desenvolver meus conhecimentos”.