Educandos da Usina de Arte lançam o documentário “Entre Livros”

Alunos realizam o processo de produção e gravação do documentário sobre a Casa da Leitura da Gameleira (Foto: Assessoria FEM)

Alunos realizam o processo de produção e gravação do documentário sobre a Casa da Leitura da Gameleira (Foto: Assessoria FEM)

Depois de mergulharem no gênero ficção, os alunos do curso técnico de áudio e vídeo, da Usina de Arte João Donato, lançam o documentário “Entre Livros”. O filme será exibido no dia 18, às 17 horas, no teatro da Usina, e terá sessão aberta à comunidade. O trabalho é resultado do terceiro módulo do curso, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De produção coletiva, o curta, com duração de 20 minutos, relata a história da Casa da Leitura da Gameleira, criada em 2006. O espaço, coordenado pela Fundação Elias Mansour (FEM), trabalha com a ideia de fomentar práticas leitoras que contribuam na formação de crianças e adolescentes.

Os alunos frequentaram por um mês no espaço, coletaram informações, realizaram entrevistas e captaram imagens que serviram para enriquecer a narrativa cinematográfica.

O mediador Rodrigo Oliveira explica que a escolha do tema foi feita dentre muitos já estudados. “Os educandos se apaixonaram pela casa de leitura e, por meio do filme, fizeram uma espécie de resgate do espaço, cujo objetivo é levar o público para dentro da história, difundindo assim, o rico trabalho realizado na área de leitura da Casa”, disse.

O processo de criação do documentário foi livre. “Surgiram alguns imprevistos durante as filmagens, fazendo-os trabalharem ainda mais na produção, e isso foi positivo, pois temos que prepará-los para as situações reais encontradas no caminho. O bom é que conseguiram resolver tudo com profissionalismo, e o resultado final foi alcançado com louvor”, explica Rodrigo.

O projeto é uma realização do governo do Estado em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM), Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacir (IDM), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Ministério da Educação, por meio do Pronatec.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter