Educadores participam de palestras sobre importância da conservação da água

Seguindo a programação de ações do Mês das Águas 2023, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Políticas Indígenas do Acre (Semapi), foi realizado na tarde desta quinta, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco, um ciclo de palestras sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.

O ciclo de palestras foi realizado no auditório da SEE. Foto: Dayana Soares/SEE

A iniciativa, que é uma parceria entre Semapi, SEE, Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi voltada aos assessores pedagógicos da Educação do Estado.

Segundo a gestora de políticas públicas da Semapi, Maria Antônia Zabala, “o objetivo é fazer uma sensibilização da comunidade escolar, para acelerar mudanças comportamentais em relação aos cuidados com os recursos hídricos”, explica. Os profissionais que participaram das palestras são os responsáveis pela formação pedagógica dos educadores das escolas estaduais.

De acordo com a diretora de Ensino da SEE, Gleici Gonçalves, a educação ambiental é parte dos conteúdos integrantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um projeto sobre a preservação dos recursos hídricos vai fortalecer o trabalho desenvolvido pela secretaria. “É uma consciência que deve ser formada desde muito cedo nos alunos”, observou. 

A iniciativa visa fomentar comportamentos de preservação da água entre atores das comunidades escolares. Foto: Dayana Soares/SEE

A representante do MPAC, Larissa Cristina Araújo, uma das palestrantes, ressaltou a importância da participação de toda a sociedade na preservação da água: “É um recurso que é tão importante, que deve ter a participação de todos. Estamos aqui para colaborar”. 

Para o secretário adjunto de Ensino da SEE, Tião Flores, quanto mais cedo os alunos da rede formarem uma consciência ambiental, maiores serão as chances de um mundo sustentável, em que se coloquem em prática ações para preservar os recursos naturais. “Essa deve ser uma preocupação mundial”, reforçou. 

Assessores pedagógicos da SEE durante o ciclo de palestras. Foto: Dayana Soares/SEE

A titular da Semapi, Julie Messias, informou que a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos é uma das principais ações da pasta. “Este ano está, em nosso planejamento, a realização de um balanço hídrico para compor o novo plano. Assim, vai ser possível identificar as novas demandas do estado”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter