Educação realiza vistoria no depósito de alimentos

Acompanhada do deputado estadual Antônio Pedro, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e do chefe de Departamento de Nutrição Escolar, Hézio Figueiredo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Socorro Neri, realizou uma vistoria no depósito de alimentos da Secretaria de Educação.

De acordo com o chefe do Departamento, no depósito existe uma rotatividade no que diz respeito aos alimentos. A vistoria foi realizada depois de denúncias de que o depósito estaria vazio. “Foi um momento em que o primeiro cardápio já havia sido entregue em todas as escolas”, explica Hézio Figueiredo.

Ainda esta semana, segundo ele, mais mercadorias estariam sendo entregues para o segundo cardápio, que deve acontecer na primeira quinzena de novembro. Já os alimentos perecíveis, explicou, são entregues diretamente nas escolas.

Armazém da SEE sendo preparado para distribuir o segundo cardápio. Foto: Mardilson Gomes

“A ordem de entrega do segundo cardápio já foi dada e nesta semana estamos recebendo as mercadorias. Quanto aos perecíveis, estes são entregues diretamente nas escolas e nos casos em que há falhas, o fornecedor é notificado, podendo até mesmo ser penalizado”, explica.

Além disso, os cardápios da SEE são elaborados por nutricionistas, que definem a quantidade de nutrientes que é necessário em cada refeição. Quando chega no armazém, as mercadorias são entregues para os municípios do Baixo e Alto Acre, como Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri e Rio Branco. Os demais municípios são divididos em regionais.

“Como as aulas iniciaram no último dia 4 de outubro já fizemos a entrega de toda a merenda escolar e como já estamos com o segundo cardápio pronto e o primeiro dura cinco semanas, em novembro estaremos realizando outra entrega com todos os itens que, inclusive, já começaram a chegar e vamos começar a distribuição de toda essa mercadoria”, explica o chefe de Departamento de Nutrição Escolar.

Secretária Socorro Neri com o deputado Antônio Pedro, no armázem da SEE. Foto: Mardilson Gomes

De acordo com a nutricionista Lorena Lima, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação no Acre, os cardápios obedecem às necessidades nutricionais dos alunos e levam em conta os hábitos alimentares de cada região e também os pratos tradicionais do estado.

Na visita realizada com a secretária Socorro Neri, o deputado Antônio Pedro fez questão de destacar que se viu “bastante alimento” no depósito. “É muito rotativo, é chegando e saindo, então as mercadorias não ficam estocadas aqui por muito tempo”, faz questão de dizer.

“Tem momento que está cheio, tem momento que está vazio, isso é normal que aconteça e está tendo merenda para todos os alunos, tanto a secretária quanto o governador estão preocupados com isso, para que os alimentos possam ser entregues e distribuídos para as escolas”, enfatizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter