Educação realiza segunda etapa do censo escolar

Técnicos e gestores participaram da formação no auditório da SEE (Foto: Assessoria SEE)

 A Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (Depe) da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) do Acre, realiza nesta quarta-feira, 1, no auditório da instituição, a segunda etapa do censo escolar, que está prevista na plataforma Educacenso.

Para o chefe da Depe, Glauber Nilson dos Santos, trata-se de uma ação de nível nacional e a formação é realizada para todos os técnicos responsáveis pela alimentação da plataforma, além dos gestores escolares.

“A gente chama também os gestores para acompanhar porque a gente sabe que uma boa alimentação do sistema rende recursos importantes para as escolas”, afirmou.

As etapas do censo escolar foram definidas pela portaria nº 286/INEP/MEC, de 7 de julho de 2016, que estabelece as datas e os respectivos responsáveis para as duas etapas de coleta e atividades do processo de execução. O módulo “situação do aluno” é a segunda etapa e tem como objetivo coletar informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo.

Em 2016 foram registradas 268.958 matrículas em 1.638 escolas de toda a rede ensino, incluindo as redes estadual, municipal e federal, o que contabiliza um total de 196.147 mil alunos matriculados na zona urbana, 72.811 alunos na zona rural e 7.794 alunos com deficiência.