Educação realiza oficinas com pais e alunos em Sena Madureira

Atividades foram realizadas no Centro de Educação Permanente (Foto: Cedida)

Equipes da Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE) estiveram em Sena Madureira na última semana para realizar uma atividade diferente com pais e alunos da escola Assis Vasconcelos.

O município, distante 144 quilômetros da capital, é um dos maiores do estado e concentra uma grande quantidade de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Na quinta-feira, 9, o encontro reuniu alunos do 9º ano do ensino fundamental na sede do Centro de Educação Permanente (Cedup). Dinâmicas em grupo, jogos e gincanas foram apresentados durante as oficinas que abordaram temas do cotidiano.

Anderson Gomes, técnico da SEE que acompanhou as atividades, explica que os encontros possibilitam que os estudantes reconstruam suas habilidades sociais.

“Nós iniciamos com uma dinâmica de identidade grupal. Vídeos foram apresentados, debatidos e assim nós montamos um conceito coletivo das habilidades sociais. Dentre essas habilidades, nós optamos por trabalhar o relacionamento interpessoal e as maneiras de lidar com as emoções”, lembrou.

Pais dos alunos também participaram das atividades (Foto: Cedida)

Os pais

Na sexta-feira, 10, os pais dos alunos também tiveram a oportunidade de integrar as oficinas. Eles receberam noções de como estabelecer relacionamentos de qualidade com os filhos e no convívio social.

Representantes de outras instituições, como o Ministério Público Estadual (MPE/AC), também se fizeram presentes durante a programação realizada no município.

Entre as grandes dificuldades enfrentadas pelos chefes de família estavam o desafio de lidar com os problemas, angústias e identificar as habilidades dos menores.

“Conversamos sobre a função dos pais na vida dos adolescentes, como lidar com os filhos no dia a dia e estabelecer uma cultura de paz na família. Destacamos que o maior aprendizado se dá pelo exemplo e que essa regra é fundamental para a formação desses indivíduos”, disse Gomes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter