Indo Longe

Educação realiza formação para professores de escolas de difícil acesso

O governo do Estado do Acre através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e por meio da Coordenação de Ensino Rural, está realizando uma formação para professores de escolas de difícil acesso. As atividades acontecem na escola de ensino integral José Ribamar Batista (Ejorb), localizada no bairro Aeroporto Velho.

São professores que trabalham com o Programa Asas e com classes multisseriadas, possíveis em comunidades onde não há clientela para uma única série e, por isso, são salas formadas com alunos de diferentes séries de um mesmo nível de ensino.

Com formação, educação de qualidade chega aos locais mais distantes do Acre.
(Foto: Mardilson Gomes)

Participam da formação ofertada pela SEE profissionais de 40 escolas das mais diversas localidades no município de Rio Branco. Na formação há professores de escolas como a Pracaúba, Floresta, 25 de Julho, Recife I, Bom Jesus, Santa Lúcia, Manoel da Cunha Neto, Alto Alegre II e Oriente. Parte delas está localizada em ramais da Transacreana, BRs 364 e 317, além de comunidades ribeirinhas.

Entre os professores que participam da formação está o professor Manoel Diniz, que este ano vai trabalhar na Escola Pracaúba, mas desde 1992 trabalha na Escola P.J. Moraes, localizada no seringal Sacada, onde nasceu e teve a oportunidade de formar muitos alunos.

“Essa troca de experiência aqui na formação é muito importante para nós que somos professores, principalmente com essas mudanças de metodologias de ensino, já que antiga quase não havia professores formados e hoje a maioria já tem nível superior”, afirma.