Educação realiza fase regional das modalidades coletivas dos jogos estudantis

A Divisão de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) realiza nesta quarta-feira, 18, no Centro Integrado de Esportes (CIE) e no Ginásio Álvaro Dantas, o Ginásio Coberto, a fase regional (baixo Acre I) dos jogos estudantis nas modalidades vôlei, basquete e handebol.

De acordo com a chefe da divisão, Kelly Figueiredo, quem se classificar irá para a fase estadual e, posteriormente, quem vencer, disputará a fase nacional dos jogos estudantis, que é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e será realizada na cidade de João Pessoa (PB), no mês de novembro. “Por isso, essa fase regional é fundamental para as equipes”, explicou.

O vôlei e o basquete acontecem no ginásio coberto e as partidas de handebol no CIE. Participam da competição, neste regional, equipes das escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Bujari, Porto Acre e Plácido de Castro.

Equipe do Sesi irá representar o regional Alto Acre I na fase estadual dos jogos estudantis. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os jogos classificatórios das modalidades coletivas iniciaram nesta terça-feira, 17, quando o Ifac de Sena Madureira, no naipe feminino, venceu a equipe da escola José Plácido de Castro, de Porto Acre, pelo placar de 2 a 0. Também na terça-feira, o Sesi de Rio Branco derrotou o mesmo Ifac, à tarde, pelo placar de 2 a 0.

Já nesta quarta-feira, 18, o Sesi voltou a vencer a escola Plácido de Castro pelo placar de 2 a 0 e, com isso, irá representar o regional baixo Acre I na fase estadual dos jogos estudantis. Já o naipe masculino do vôlei está sendo decidido por um quadrangular entre as equipes do Ifac de Sena Madureira, a escola Plácido de Castro, o Colégio Acreano e a escola Pedro Gomes, do Bujari.

O professor David Moura, técnico da equipe do Sesi, destacou que é a primeira vez que a equipe participa. “É a primeira vez das meninas, embora elas já tenham uma certa experiência. Elas vem trabalhando em conjunto e estão focadas nisso, então vamos agora esperar o desempenho na fase estadual”, disse.

Time da escola Plácido de Castro representou o município de Porto Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atleta Nicole Pinheiro, do Sesi, se mostrou muito feliz pelos resultados alcançados na fase regional e também pela classificação da equipe. “Eu estou muito feliz porque é o meu último ano, mas é um time muito estruturado, que tem muita comunicação, e essa classificação foi muito importante”, ressaltou.

No vôlei masculino da terça-feira, 17, o Ifac derrotou o time de Porto Acre por 2 a 0 e o Colégio Acreano ganhou da escola Pedro Gomes por 2 a 0. À tarde, o Colégio Acreano venceu o Ifac por 2 a 0 e o time da escola Plácido de Castro venceu a escola Pedro Gomes por 2 a 0.

Atleta Nicole Pinheiro: “Estou feliz pela classificação”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já o basquete foi decidido por meio de um play off (melhor de três partidas) entre as equipes do Colégio Acreano e da escola D. Júlio Mattioli, de Sena Madureira. No primeiro jogo, o Colégio Acreano venceu pelo placar de 46 a 20 e no segundo jogo venceu por 58 a 24. Assim, o Colégio Acreano irá representar o regional baixo Acre I na fase estadual dos jogos estudantis.

Handebol

A fase regional dos jogos estudantis está sendo disputada no Centro Integrado dos Esportes (CIE), no bairro Aeroporto Velho. Nesta terça-feira, 17, aconteceram diversos jogos. O time do Lourival Pinho venceu a escola Nova Vida (Bujari) pelo placar de 29 a 5 e à tarde o mesmo Lourival Pinho venceu a escola D. Júlio Mattioli por 25 a 2. Tudo isso no naipe feminino.

Já no naipe masculino, ainda na terça-feira, a escola Clícia Gadelha venceu a escola Nova Vida pelo placar de 27 a 2 e a Lourival Pinho venceu a D. Júlio Mattioli pelo placar de 29 a 7. Nesta quarta-feira, a equipe feminina da Nova Vida venceu a D. Júlio Mattioli por 5 a 4.

Partidas de handebol aconteceram no Centro de Integrado de Esportes (CIE). Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Leonardo Almeida, técnico da equipe de Sena Madureira, explicou que é a primeira vez que a escola participa da fase regional. “Está sendo o primeiro ano que o município está sendo representado na modalidade handebol e, assim, foi um ano de muita experiência e espero que no próximo ano a gente esteja mais preparado”, afirmou.

Já o professor Edson Coelho, treinador da equipe da Nova Vida, uma escola rural do município do Bujari, disse que, apesar de não ter se classificado, valeu a experiência para as meninas. “O nosso trabalho com essas crianças é de fundamental importância, inclusive de vir para a cidade e participar da competição”, disse.

Atletas da escola São João Batista representaram o município do Bujari no handebol masculino. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atleta Rainara Silva, da escola Nova Vida, se mostrou feliz em participar dos jogos estudantis, embora a equipe não tenha se classificado. “Hoje conseguimos uma vitória importante sobre o time de Sena, mas foi uma partida muito difícil, mas o importante é que conseguimos chegar até aqui”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter