Educação realiza fase estadual de vôlei de praia dos Jogos Estudantis

A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio da Coordenação de Desporto Escolar, realiza nesta segunda-feira, 29, nas dependências da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco, a fase estadual de vôlei de praia dos Jogos Estudantis, na categoria sub-14.

Ao todo são nove equipes femininas e sete masculinas. Estão representados na modalidade vôlei de praia municípios como Cruzeiro do Sul, Bujari, Plácido de Castro, Xapuri, Assis Brasil, Rio Branco, Tarauacá, Epitaciolândia e Sena Madureira.

Equipes de diversos municípios participam da fase estadual dos Jogos Estudantis. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Ralide Mourão é o técnico da Escola São José, de Cruzeiro do Sul, que no último sábado, 27, foi vice-campeã da modalidade futsal e agora está disputando a classificação também no vôlei de praia. “Já estamos classificados para as semifinais e nossa expectativa é levar a medalha”, disse Mourão.

Além do vôlei de praia e do futsal, o técnico enfatiza que a escola também participa da fase estadual dos Jogos Estudantis nas modalidades vôlei e xadrez. “Nosso objetivo é levar alguma medalha para o município e aqui no vôlei de praia a São José é pioneira nessa modalidade”, explicou.

Escola Franklin Roosevelt, de Plácido de Castro, trouxe equipes feminina e masculina. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Escola Franklin Roosevelt, de Plácido de Castro, tem no vôlei de praia representantes dos naipes feminino e masculino. As equipes estão sendo coordenadas pelo professor Tássio da Silva, que ressalta que, embora os atletas estejam iniciando agora no esporte, estão competindo de igual para igual.

“É a primeira participação deles nos Jogos Estudantis e estão indo bem; nossa expectativa é pegar experiência para os próximos anos, já que todos são muito novos e têm idade para outras competições”, disse.

Experiência que a atleta da Franklin Roosevelt, Maria Clara da Silva, do 7º ano, pretende adquirir. “Este é o meu primeiro ano e  estou pegando o jeito, a noção de como as meninas jogam”, destacou.

Professor Marcos Martins, da Escola Edmundo Pinto, de Tarauacá: “Esperamos ir para a final”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem também está adquirindo experiência nos Jogos Estudantis é a equipe masculina da Escola Edmundo Pinto, de Tarauacá. O professor Marcos Martins fala da expectativa da participação dos alunos. “A gente já ganhou uma partida e agora está jogando a segunda. Esperamos ir para a final”, disse.

Os gêmeos do vôlei de praia

Já a Escola Rural São Miguel, localizada em Xapuri, está representada com uma equipe masculina de vôlei de praia, os gêmeos Alan e Alex Ramos. O técnico da equipe e diretor da escola, Francisco Juvenal de Lima, explica como é o treino dos meninos.

Alex e Alan: gêmeos treinados pela mãe na porteira de casa, em Xapuri. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Para eles está sendo a realização de um sonho, porque vêm de uma escola rural e eu disse que iria ajudar a realizar esse sonho. Os gêmeos completaram 12 anos agora e são treinados também pela mãe, na porteira da casa onde moram, no Ramal da Maloca”, explicou.

Alan relatou como é feito esse treinamento em casa. “Ela coloca eu e o meu irmão de um lado, O Heitor e ela do outro, aí a gente pega a bola de vôlei e fica treinando, tudo dentro de casa. Então eu e meu irmão estamos ansiosos e alegres em participar da fase estadual”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter