Altas Habilidades

Educação realiza exposição Entre Letras e Pincéis

A Divisão de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), realiza a 1ª Exposição de Obras de Artes e Língua Portuguesa “Entre Letras e Pincéis”, no Via Verde Shopping, entre os dias 23 de outubro a 6 de novembro.

O lançamento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23, no espaço cultural do shopping com recitação de poesia, contação de história e depoimentos de alunos do NAAH/S. O evento contou com a presença de uma turma de estudantes da escola Padre Antonio Diogo Feijó, que prestigiou o evento.

O objetivo da exposição é divulgar os trabalhos dos alunos das escolas públicas identificados com altas habilidades na área de arte e língua portuguesa, além de promover a informação sobre as altas habilidades e os serviços oferecidos pelo NAAH/S.

A exposição acontece no Via Verde Shopping entre os dias 23 de outubro a 6 de novembro. Foto: Jorge William/Ascom SEE

Durante os dias de exposição será realizada a venda das obras de arte e dos livros publicados pelos alunos. Segundo a coordenadora do núcleo, essa é a primeira vez que os alunos têm a oportunidade de vender suas obras.

A aluna de enfermagem Ingrid Florence, de 22 anos, foi identificada com superdotação aos 16 anos. “O NAAH/S insistiu que continuássemos a desenhar e fomos aprimorando nossas técnicas. Hoje vendo nossos trabalhos expostos é muito importante, pois nos sentimos valorizados como artistas e a partir do momento que expomos o que produzimos em casa com dedicação, nos sentimos um aluno especial. O NAAH/S me proporcionou um curso com o Rivasplata e me ajudou muito a aperfeiçoar meus desenhos”, pontuou.

“O NAAH/S tem tentado desenvolver atividades que estimulem o reconhecimento dos talentos já identificados com altas habilidades e para nós é sempre muito gratificante ter esse trabalho junto com os alunos em espaços públicos, principalmente porque essa é nossa primeira exposição com venda dos quadros que os alunos fizeram. O recurso vai ficar para eles, pois a maioria é de baixa renda”, explicou a coordenadora do NAAH/S Thaís Galdino.

Durante a exposição será realizada a venda das obras de arte e dos livros publicados pelos alunos Foto: Jorge William/Ascom SEE

O aluno identificado com altas habilidades deve ser encaminhado ao NAAH/S, desde que seja aluno da rede pública, para que ele possa dar início ao processo de identificação e orientações e desenvolver da melhor forma suas habilidades.

Oziel Soares foi identificado com altas habilidades em 2008, quando era aluno do terceiro ano do ensino médio. Atualmente ele é professor do NAAH/S e fez a seguinte observação: “Quando a gente percebe que esse aluno se sobressai, os professores dão um parecer pedagógico que diz que esse aluno tem fortes indícios substanciais de apresentar altas habilidades. A partir daí se faz o processo para orientá-lo, para que ele encontre os caminhos e desenvolva a habilidade que ele tem”, concluiu.

Os trabalhos chamam a atenção pela beleza e perfeição dos traços e pelas belas obras literárias que valem a pena conferir.