Na manhã da última quarta, 29, foi realizado, no auditório do Teatro dos Náuas, o evento “I Protagonismo Surdo de Cruzeiro do Sul: Lutas, Desafios e Conquistas”. Promovida pelo Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul e Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão Social (Napi), por meio do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/CZS) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ação tem por objetivo demonstrar a capacidade de atuação de pessoas com surdez nas políticas públicas destinadas àquela comunidade.

Professora surda, Andressa Abreu realiza o cerimonial do evento. Foto: Assessoria

O Protagonismo Surdo é um movimento nacional que busca incentivar e visibilizar a atuação de pessoas com surdez em todas as esferas sociais, para que passem de consultores para agentes atuantes. Além disso, relembrar os desafios e conquistas da comunidade surda, explicar o que é o Protagonismo Surdo, destacar a necessidade de atendimento inclusivo e evidenciar o papel e importância do tradutor e intérprete de libras no cotidiano social são temas tratados pelo movimento.

Professor surdo Robério realiza apresentação sobre o Dia Nacional do Surdo. Foto: Assessoria

A atividade foi conduzida pela professora surda Andressa Abreu, na língua brasileira de sinais (Libras), e traduzida ao português para os ouvintes. A programação completa foi concebida e executada por pessoas com surdez. O Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, e o Dia Internacional do Tradutor/Intérprete de Línguas de Sinais, 30 de setembro, também foram destacados na ocasião.

Imagem da plateia no Teatro dos Náuas durante apresentação. Foto: Assessoria

Apresentações culturais de literatura, teatro, música e dança fizeram parte da programação, trazendo temas ligados ao evento, com destaque para pessoas com surdez e para o uso da comunicação por linguagem de sinais.