tecnologia

Educação quer levar fibra ótica para as escolas de Rio Branco

Um projeto que está “saindo do forno” da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) é o que irá levar internet via fibra ótica para todas as escolas urbanas da cidade de Rio Branco. “Estamos concluindo uns ajustes para levar à Comissão Permanente de Licitação”, informou Javã Costa, chefe do Departamento de Tecnologia Educacional e Informática da SEE.

Segundo ele, o wi-fi será levado para dentro das salas de aula, bem como realizando imagens de videomonitoramento que serão transmitidas, a partir de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

“Esse projeto também prevê a telemetria, em que teremos a economia de energia e o uso consciente das fontes de energia, inclusive em sala de aula. Portanto, é um projeto bem bacana, inovador e com muitos recursos educacionais”, fez questão de dizer.

Fibra ótica vai chegar a todas as escolas urbanas de Rio Branco Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Ainda dentro desse projeto, uma parceria com Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seict), prevê a utilização de parte do anel ótico do governo do Estado para transportar dados. Inicialmente, seriam utilizados pela SEE um link de dados de 500 megas e um giga de internet.

“Com essa parceria vamos ter condições de compartilhar internet e serviços dentro da SEE por meio de uma intranet para todas as escolas, seja com o wi-fi, seja com o sistema de monitoramento”, destacou Javã.

Escola Conectada

Um outro projeto dentro da área de tecnologia que a SEE ampliará a partir de 2021 será o Escola Conectada. Com ele, mais de 300 escolas da zona rural nos 22 municípios acreanos serão contempladas com 20 megas de internet banda larga.

Projeto Escola Conectada vai chegar às escolas rurais e indígenas Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

A meta, de acordo com Javã Costa, é que o Escola Conectada, até o final do ano que vem, chegue a todas as 300 escolas rurais e também a todas as 146 escolas indígenas sob a gestão do governo do Estado.

Junto com a internet via satélite serão disponibilizados também às escolas que não possuem energia elétrica, kits com placas fotovoltaicas para a captação de energia limpa (solar).

Chromebooks

Cada kit contém 20 Chromebooks, um óculos de realidade virtual e um carregador Foto: Arquivo SEE

Uma ação importante, ainda na área de tecnologia, que será realizada pela SEE a partir de 2021 será a aquisição de 700 kits de apoio educacional (carrinhos), contendo cada um 20 Chromebooks, um carregador e um óculos de realidade virtual, que serão utilizados no ensino-aprendizagem dos alunos nas escolas.

Serão contemplados pelos novos computadores, os estudantes do ensino fundamental-anos finais e ensino médio. Com esses equipamentos, além de diversificar o ensino e inserir o aluno no mundo digital, também irá dinamizar os conteúdos aplicados pelos professores.