A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional e Núcleo de Apoio à Psicologia Educacional e Escolar, com o apoio da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), promove nos dia 12 e 13, o 1º Seminário de Psicologia Educacional e Escolar do Acre: Saúde Mental na Escola, no auditório da FAAO.
O objetivo do evento é promover um espaço de debates e reflexões acerca dos conhecimentos específicos da Psicologia na Educação com enfoque na temática da saúde mental. O público-alvo do seminário são educadores, psicólogos, assistentes sociais, estudantes de psicologia e de licenciaturas, profissionais da rede da atenção psicossocial e demais interessados na área.
A abertura do evento contou a apresentação do coral da Assembleia Legislativa, dos cantores Lidson Martins e Ivana Pacífico e do tecladista Gabriel Verçosa.
“Nós acreditamos que só educação não basta. Precisamos de bons profissionais versados nesse campo tão importante do conhecimento, que é o conhecimento do mundo da psique, para que possamos entender não só a cabeça do nosso aluno, aquilo que é racional que a escola exige, mas para que também possamos compreender a anima dos nossos alunos, o espírito dos nossos alunos, aquilo que eles trazem de mais profundo e assim ajudarmos aqueles que frequentam e que são protagonistas do processo educacional da rede escolar de ensino”, pontuou o secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz.
É um evento totalmente gratuito, com carga horária de 20 h, uma vasta programação nos dois dias com palestras, oficinas, debates, rodas de conversas, workshops e minicursos.
As palestras são proferidas por pedagogos, diversos psicólogos locais e também pelo renomado psicólogo Iuri Storch, considerado como uma grande referência na psicologia educacional e escolar, que vai tratar sobre a comunicação não violenta como estratégia de diálogo no ambiente escolar, no segundo dia do seminário, pela manhã.
“Tenho certeza que este seminário será o marco para a história da psicologia do estado do Acre, porque a partir daqui nós teremos oficialmente divulgado e cutucado em cada um, da nossa consciência de educador a importância da psicologia educacional e escolar. Se nós tivermos professores, educadores e alunos saudáveis mentalmente e emocionalmente iremos atingir o que tanto queremos e o que a Educação tanto quer, que é melhorar os nossos índices, com alunos aprendendo com qualidade”, pontuou a professora Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional.
O coordenador da 24ª Região do Conselho Regional de Psicologia do Acre, Daniel Arruda, falou da importância do evento para a educação e para os profissionais da psicologia no estado.
“Muito nos alegra esse seminário, pois sabemos da importância da psicologia aplicada ao contexto das práticas educativas e esse é o momento principalmente para nós, profissionais de psicologia, despertarmos em relação à nossa responsabilidade quanto à saúde mental, no contexto em que vivemos de adoecimento mental, precisamos repensar também sobre a nossa prática em espaços que ainda não ocupamos efetivamente como é o espaço escolar”, comentou.
O Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, por meio do Núcleo de Apoio à Psicologia Educacional e Escolar já atendeu este ano, mais de 7 mil pessoas. Muitos alunos com problemas emocionais e mentais está com um projeto de orientação profissional dentro das escolas para os alunos da rede estadual, além do projeto Corpo, Mente e Voz, que é um projeto para a saúde do professor.