acompanhe

Educação promove live de lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa 

A Secretaria de de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promove na terça, 8 de junho, a live de lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) pelo canal do YouTube da SEE: YouTube.com/c/educacaotv.  

O evento virtual contará com a presença da secretária de Estado de Educação, Socorro Neri, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Acre (Undime/Ac), e as articuladoras da Rede de Ancoragem que apoia a OLP aqui no Acre: Rosseline Muniz, coordenadora estadual da OLP e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Izauníria Silva, representante da Undime/Ac e Aline Suelen, representante da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Equipe medalha de ouro da última edição Foto: Dayana Soares/Arquivo SEE

Também haverá participação especial da equipe da escola Humberto Soares da Costa, de Rio Branco, que foi medalha de ouro na sexta edição, na categoria Documentário. 

Segundo a coordenadora estadual da OLP, Rosseline Muniz, além de lançar o concurso aqui no estado, esse será o momento para que os professores e alunos que estão inscritos nesta edição tirem dúvidas e interajam com quem já passou pela experiência de ter participado da OLP.

Em todo o estado são 489 professores inscritos e mesmo com todas dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19, 21 dos 22 municípios aderiram ao  concurso. 

Acre é destaque nacional

Ao longo das edições da OLP, o estado do Acre sempre se destacou nacionalmente, chegando às semifinais em diversas edições e campeão na categoria Poema. 

Na última edição, a equipe da escola Humberto Soares, formada pelos alunos Eloís Eduardo dos Santos, Raele Brito e Thomaz Menezes e a pela professora Yanaiara Moura, entrou para a história do concurso conquistando a medalha de ouro na categoria Documentário com a produção Nordestinos no Acre. 

Momento da premiação em São Paulo Foto: Bianca Pimenta/Arquivo Itaú Social

A categoria foi a grande novidade da 6ª edição e diversos alunos por todo o Brasil estavam descobrindo como produzir o gênero com o recurso que eles tinham à mão: o aparelho o celular. 

“É uma satisfação, um orgulho e um sentimento de gratidão porque a gente sabe o quanto foi difícil chegar até a última etapa e graças a Deus deu certo”, comemorou a professora na época.