Educação promove Fórum de Educação Especial

Cerca de 1.500 profissionais da Educação Especial da rede pública estadual discutem nesta quinta, 5, o tema “A Inclusão Educacional: caminhos e possibilidades”, no I Fórum de Educação Especial. O evento é uma ação do governo do Estado, por meio da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e finaliza o programa de formações pedagógicas continuadas do no ano letivo de 2019.

O objetivo é ampliar o debate sobre a inclusão educacional e social dos alunos com deficiência e apresentar os trabalhos desenvolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A programação conta com um ciclo de palestras, apresentações das práticas que deram certo na rede e relatos de experiência de vida de pessoas com deficiência. 

Abertura do I Fórum de Educação Especial. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“O foco do nosso Fórum é mostrar que a pessoa com deficiência tem possibilidade de estar no mercado de trabalho, de crescer na aprendizagem escolar, porque o ponto de partida não é a deficiência e, sim, as habilidades que ela possui” explica a chefe do núcleo de formação especializada, Ademílcia Grana. 

A chefe do Departamento de Educação Especial, Shirley Lessa, avalia que o trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação Especial do estado tem avançado. “Queremos mostrar que o trabalho que é feito pelos profissionais da Educação Especial está sendo positivo, pois cada vez mais o governo está investindo nessas políticas públicas e esse trabalho vem dando certo”.

Durante a cerimônia de abertura, a diretora Ensino, Denise Santos, avaliou em seu discurso que o sucesso do trabalho que vem sendo desenvolvido se deve à qualidade da equipe. “Nós avançamos muito e isso aconteceu porque cada um de vocês, profissionais da Educação Especial, contribuiu. E nós não medimos esforços para continuar a zelar pela qualidade e trabalhar com as potencialidades que os nossos alunos com deficiência têm”. 

Cerca de 1.500 profissionais da Educação Especial da rede pública estadual discutem o tema “A Inclusão Educacional: caminhos e possibilidades” no I Fórum de Educação Especial. Foto: Mardilson Gomes/Acom SEE

 

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Claire Cameli, esteve presente na abertura do evento, representando o governador Gladson Cameli. Emocionada, em seu discurso ela compartilhou sua experiência pessoal com a Educação Especial. 

“Eu nunca imaginaria estar aqui falando de algo tão especial. Eu tenho um filho de oito anos que é autista, grau leve, e ele é lindo, assim como todos são uns anjos que o Senhor nos deu. Foi através de uma palestra na escola que eu quis enxergar o autismo no meu filho. E é um prazer estar aqui olhando para vocês e saber, como mãe, da importância de vocês na vida dessas crianças. Eu agradeço porque vocês estão aqui para saber o há de mais novo, se capacitando para cuidar dos nossos filhos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter