Educação promove eleição para escolha dos diretores das escolas estaduais

Nesta terça-feira, 10, pais, professores, funcionários e estudantes escolhem os novos diretores das escolas públicas do Acre para o quadriênio 2020/2023. A eleição teve início às 8h e seguiu até as 17h para as escolas que funcionam em dois turnos e até as 20h para as escolas que funcionam no terceiro turno. O processo aconteceu nas 285 escolas do estado nas zonas urbana e rural, simultaneamente. Em torno de 500 candidatos participam do pleito em todo o estado. O processo seguiu de forma tranquila na maioria das escolas, em outras um pouco mais movimentada, mas tudo dentro da normalidade.

Os futuros diretores vão assumir seus mandatos a partir do primeiro dia útil do mês de fevereiro de 2020 e ficam no cargo até o dia 31 de dezembro de 2023, com direito a uma reeleição consecutiva.

Processo de eleição para diretor acontece nas 285 escolas do estado Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“O processo de eleição na escola Maria Angélica está bem tranquilo, porque é um processo democrático, quando a comunidade escolar vai ter a oportunidade de escolher seu futuro gestor. Temos aqui quatro candidatas concorrendo e eu espero que a próxima gestão continue tendo compromisso com a educação de qualidade para oferecer à toda comunidade escolar, esse é o objetivo de um gestor de uma escola, ter compromisso em oferecer um ensino de qualidade, pois hoje nós temos o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 6.8. Comentou a atual gestora da Escola Maria Angélica de Castro, professora Josefa Oliveira da Silva.

A novidade no processo eleitoral escolar de 2019  é que os servidores não docentes tiveram o direito à candidatura, assim como os professores. Todos habilitados no processo de certificação promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional.

Aluno da Escola Raimunda da Silva Pará Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

Os votos estão sendo registrados em cédulas de papel nas quais cada eleitor deverá assinalar os candidatos desejados e depositar nas urnas que estarão disponíveis, e no caso da escola que só tem um candidato concorrendo, a eleição será plebiscitária e o candidato terá que ter aprovação de 50% mais um dos votantes de acordo com a proporcionalidade. O candidato que obtiver maioria simples dos votos, após a somatória da proporcionalidade será o candidato eleito.

As apurações se darão imediatamente após o encerramento das votações que serão realizadas em local público, na própria unidade escolar.

Comunidade escolar da Escola Maria Angélica de Castro Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“A eleição está muito tranquila aqui na minha escola, nenhum incidente aconteceu graças a Deus, até porque os alunos daqui são muito conscientes, mais responsáveis, eu acredito que a nova gestão da nossa diretora vai ser bem melhor no próximo ano, pois ela é uma excelente profissional e eu acredito que para 2020 ela tem muitas propostas boas, vai fazer um bom trabalho”, declarou Anderson Felipe, aluno do 3º ano da Escola Raimunda da Silva Pará, localizada na Cidade do Povo.

É muito importante a participação da comunidade escolar, através do voto, para a futura gestão das escolas trabalharem de acordo com as necessidades de cada comunidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter