Com colaboração de André Ricardo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Planejamento e do Departamento de Formação e Assistência Educacional, realizou na tarde desta segunda-feira, 19, no Teatrão, a aula inaugural para os candidatos a gestores escolares. Ao todo são 905 servidores matriculados na plataforma, sendo 430 servidores de Rio Branco, 27 de Porto Acre e 12 do Bujari.
O processo de certificação é oferecido pela SEE, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e tem como objetivo habilitar os servidores docentes e não docentes para a gestão escolar, na modalidade de educação à distância, por meio da plataforma Moodle, para o quadriênio 2020/2023.
Dezesseis tutores criaram todo o conteúdo da plataforma, usando várias bibliografias atualizadas e acompanharão os cursistas durante o decorrer do curso. Um processo formativo com duração de 33 dias.
“Essa é a primeira vez que o estado dá a oportunidade para os funcionários não docentes concorrerem ao processo eleitoral das escolas. Estamos muito satisfeitos, pois temos pessoas capacitadas para assumir o cargo”, disse a servidora Admilde Santiago.
Segundo a professora Lídia Cavalcante, chefe Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, o departamento de formação a convite do secretário Mauro Sérgio Cruz assumiu a responsabilidade de construir a formação para os candidatos. “É um desafio para uma equipe que está estreando, mas foi feito com muita responsabilidade e amor”, afirmou.
A aula inaugural foi realizada em 12 municípios encerrando em Rio Branco com o Teatro Plácido de Castro lotado.
“Nós estamos vivenciando um processo que é complexo. Sabemos que todos têm um compromisso e um envolvimento muito grande com a educação, mas precisamos que esse processo eleitoral seja um processo pacífico, harmonioso e que cada escola consiga eleger aquele que fará a diferença à frente da gestão”, mencionou a professora Denise Santos, chefe do Departamento de Ensino da SEE.
Ieptec e SEE assinam termo para certificar candidatos a cargo de diretores escolares
Visando a certificação de professores e servidores não-docentes para o exercício da função de diretor escolar, um termo de cooperação técnica foi firmado no ato entre o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
A partir a certificação, os profissionais estarão aptos a participar da última etapa do processo para provimento da função de diretor escolar, representado pela eleição direta pela comunidade escolar.
O termo foi assinado pelo presidente do Ieptec, Francineudo Costa, e pela diretora de Ensino Denise dos Santos que, na ocasião, representou o secretário da SEE, Mauro Sérgio Cruz.
“Nossa intenção é preparar os gestores escolares para o desempenho da função de diretor, norteados nos princípios da gestão administrativa, financeira, de material e gestão de pessoas, com enfoque na gestão democrática, propondo novos saberes e mecanismos de melhores resultados de aprendizagem e formação do aluno”, disse Francineudo Costa.