Para aumentar as chances de inserção dos seus alunos no mundo do trabalho, o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, iniciou na quarta-feira, 19, na unidade do Ieptec em Rio Branco, uma série de encontros para o público do itinerário profissional formado por alunos do ensino médio.

A oficina, que se encerra na quinta, 27, aborda o tema Academia do Emprego e é uma ação do grupo social Pela Vida, organização não governamental (ONG) do Acre integrante da Rede de ONGs Gerando Falcões, que atua nacionalmente promovendo o desenvolvimento social centralizado na erradicação da pobreza nas favelas.

Mel Silva é a presidente do grupo social que atua no Acre desde 2018, levando auxílio em diferentes vertentes, como a promoção da empregabilidade: “Aqui na Escola Maria Moreira, o nosso objetivo é preparar esses estudantes para o mercado de trabalho e trazer algumas das principais dificuldades que um candidato encontra ao passar por uma entrevista de emprego”, salienta.

Aluno do curso técnico de enfermagem, Natan da Silva relata: “As aulas nos forneceram muitas estratégias de como devemos nos portar durante uma entrevista de emprego, seja na postura, na fala, mas, principalmente, quanto aos nossos objetivos futuros na carreira que pretendemos seguir”.

Segundo a coordenadora da escola, Glacimar Alves, “a própria participação do aluno na oficina já é inserida em seu currículo, com isso, aumenta a possibilidade de ingresso dos alunos no mercado de trabalho”.
Estudante do curso técnico de veterinária, Helen Cristina Silva também aprovou a oficina: “Está sendo muito boa e está abrindo muito a nossa mente com relação ao nosso futuro, nos fazendo pensar o que vamos querer fazer da vida, pra não ‘relaxar’ quando terminarmos o ensino médio”.

A ONG Pela Vida possui um banco de dados de empresas locais, em que os nomes dos estudantes que participam das oficinas são inseridos. De acordo com a análise curricular e com o interesse de cada candidato, o grupo social realiza as indicações às empresas. Os candidatos vão sendo selecionados para as entrevistas e os que forem aprovados na seleção são contratados.

Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “essa parceria com as ONGs reflete o compromisso do governo do Acre em levar conhecimentos tão pontuais sobre empregabilidade para dentro das salas de aula, alcançando jovens que, em sua maioria, não tiveram ainda a primeira oportunidade de emprego”, analisou o gestor.