Educação profissional cresce no estado e Ieptec apresenta casos de sucesso

Ações de governo envolvendo promoção da educação profissionalizante atingem resultados positivos nos últimos anos por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e seus centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts). A autarquia, que tem por missão capacitar pessoas para o trabalho, descortina histórias de sucesso.

Carlos Pessoa, com apenas 18 anos, já tem uma profissão. Há 2 meses concluiu o Curso Técnico em Processos Fotográficos na Usina de Artes João Donato, da Rede Ieptec, e desde então tem uma renda atuando como fotógrafo. “Através do curso, consegui trabalhar em um estúdio, comprar meu equipamento e realizar trabalhos de minha autoria”.

O jovem fotógrafo disse escolher o curso por ter afinidade com artes visuais, e que esse nicho de mercado tem possibilitado uma geração de renda para ele e sua família. Foto: cedida

No setor hoteleiro também há profissionais que “nasceram” no Ieptec, como é o caso da guia de turismo Neyla Meireles, 56 anos, que concluiu o Curso Técnico em Guia de Turismo em 2020, pelo Cept Gastronomia e Hospitalidade, e já ingressou no mercado de trabalho: “Escolhi esse curso pois sou graduada em Turismo e a certificação de guia me ajudou bastante. Hoje sou uma guia certificada pelo Ministério do Turismo”.

Neyla (à esquerda, de camisa amarela) guiando um grupo de São Paulo pelo Parque Chico Mendes, em Rio Branco. A profissional comentou que a certificação do Ieptec veio para somar e que a ajudou a conquistar seu credenciamento como guia de turismo para poder atuar no ramo. Foto: cedida

O Cept Campos Pereira também contabiliza casos de sucesso. Lourdes Maria Góes, 20, concluiu o Curso Técnico em Marketing em janeiro deste ano e já está trabalhando. “Através do curso, me capacitei e adquiri meu certificado e isso foi de grande ajuda. Hoje trabalho na Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo”.

Lourdes fala que o Curso Técnico em Marketing ofertado pelo Ieptec sempre chamou muito a sua atenção, e hoje se diz realizada por estar trabalhando como assistente de comunicação na Seicetur. Foto: cedida

“São muitos casos de sucesso que o Ieptec possui nesses quase 18 anos de atuação no Acre, e muitos mais ainda estão por surgir. A previsão é de certificarmos mais de 800 pessoas ainda no primeiro trimestre deste ano”, disse o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter