Educação Profissional conta com formadores qualificados e com experiência em cursos EaD

A educação profissional tem evoluído consideravelmente nos últimos anos, sendo cada vez maior a procura por cursos profissionalizantes e técnicos. Nos dias atuais, em que o mundo teve que se adequar a protocolos de segurança e distanciamento social para enfrentamento a uma pandemia, a modalidade de educação a distância tem sido um recurso utilizado cada vez mais para a qualificação profissional.

Nesse contexto, destaca-se o papel do formador ou mediador. Além da responsabilidade em proporcionar uma melhor experiência de aprendizado, o mediador deve, ainda, intervir, didática e pedagogicamente, utilizando como referência o conteúdo específico de cada curso.

Foi por isso que, antes de dar início aos cursos profissionalizantes a distancia ofertados mediante parceria entre o Governo do Estado do Acre e o governo federal, a contratação de profissionais técnicos qualificados nas respectivas áreas dos cursos foi uma das ações priorizadas pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Para isso, um processo seletivo foi aberto no mês de abril para contratação dos profissionais e formação de cadastro de reserva para execução dos cursos de formação inicial e continuada (Fics).

Alguns dos formadores/mediadores que compartilham seus conhecimentos e experiência semanalmente por meio de videoaulas gravadas nos estúdios do Ieptec Foto: Ascom/Ieptec

“A educação é uma das áreas mais importantes para a formação de uma sociedade melhor. Uma das formas de alcançar esse objetivo é contar com profissionais capacitados e com experiência na área de cada curso que estamos ofertando”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

Qualificação, aperfeiçoamento e experiência

Atualmente, o Ieptec conta com 15 formadores ou mediadores, todos com formação acadêmica, qualificação técnica e aperfeiçoamento profissional nas áreas de Administração, Contabilidade, Gestão de RH, Enfermagem, Administração Hospitalar, Psicologia, Educação Física, Letras, Farmácia, Bioquímica, Biomedicina, Turismo, Rede de Computadores, Tecnologia da Informação e Análise de Sistemas, entre outros.

São esses profissionais que compartilham, semanalmente, com os alunos, conhecimento técnico e experiência nas salas de aula virtuais da instituição.

Formadora se diz encantada em poder colaborar com o ingresso de pessoas qualificadas no mercado de trabalho Foto: Ascom/Ieptec

Izabel Barros, 55 anos, é uma dessas profissionais que compõem a equipe de formadores do Ieptec. Há mais de 20 anos atuando em duas áreas, é graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing e pós-graduada em Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos, ela é mediadora de ensino no curso Recepcionista em Eventos, em que possui duas turmas de trinta alunos cada.

“Estou encantada com a forma de colaborar tecnicamente com o Ieptec nos cursos a distância e oportunizar maiores chances de os educandos ingressarem no mercado de trabalho devidamente capacitados”, disse.

Saber fazer

A formação técnica requer habilidades e competências que os educandos deverão apresentar quando ingressarem no mercado de trabalho. Assim, não se trata apenas de conhecer o campo de atuação, mas, sobretudo, saber fazer, pensar, agir, ter iniciativa e desenvolver com maestria as habilidades adquiridas na formação.

“Nós, formadores, devemos ser qualificados com um currículo técnico. Acredito que isso transmite ao educando motivação e segurança em persistir no curso. Claro que a imagem pessoal também é muito importante, particularmente na minha área de atuação. Eu, por exemplo, me preparo para gravar e sair bem na videoaula, pois quero inspirar meus alunos”, explica Izabel.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter