Educação planeja primeira edição de jogos escolares virtuais

A pandemia obrigou o mundo a se reinventar. E é exatamente isso que técnicos e gestores da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) estão fazendo. O Departamento de Esportes, adaptando-se à nova realidade, planeja a realização da primeira edição dos Jogos Escolares Virtuais.

Júnior Santiago, chefe do Departamento de Esportes, explica que após a realização de uma videoconferência com sua equipe acerca do cancelamento dos Jogos Escolares pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) surgiu a ideia da realização dos jogos virtuais. “O COB já cancelou as etapas regionais e nacional dos jogos nas modalidades coletivas”, informou.

Júnior Santiago: diante dessa situação de pandemia, temos que nos reinventar” Foto: Stalin Melo.

No mês de junho acontece uma outra reunião para tratar das modalidades individuais para a etapa nacional. “Diante de tudo isso que está acontecendo, provavelmente ela (etapa nacional) pode ser cancelada também durante a reunião dos gestores esportivos”, disse.

A ideia é que os jogos on-line possam abranger todo o estado, no qual o Departamento irá realizar tanto as etapas regionais quanto a estadual, envolvendo todas as escolas que queiram participar. “Esses jogos servem para que a gente possa ter um ânimo melhor”, comenta Santiago.

Não haverá uma modalidade específica, mas haverá premiação para as escolas campeãs, como medalhas e troféus. “Nossa ideia é fazer um evento que possa envolver a escola inteira, no qual toda a comunidade escolar possa votar, por meio de enquetes. A escola campeã ganhará também um kit com materiais esportivos”, afirma.

Ideia dos jogos virtuais surgiu em decorrência do cancelamento dos Jogos Escolares Foto: Stalin Melo

No mês de junho serão abertas as inscrições para que as escolas possam participar. “Vamos dividir por regionais as escolas que irão participar e vamos envolver os núcleos e as escolas, que indicarão um profissional de educação física para participar do congresso técnico”, explica Junior Santiago.

O congresso técnico, ainda segundo Santiago, será realizado por meio de lives, bem como todas as reuniões e encontros necessários para a realização dos jogos virtuais.

Piloto

Além dos jogos virtuais, o Departamento de Esportes também realizará um piloto do Fifa Playstation, do X Games. “Vamos sortear uma escola em Rio Branco e tirar um quantitativo de 20 alunos e 20 jogadores, que irão participar de confrontos presenciais na sede do Departamento”, explica.

As disputas serão realizadas em horários distintos, com confrontos de ida e volta com transmissões realizadas por meio de lives. Da mesma maneira, o campeão receberá medalhas e troféus e a escola materiais esportivos. “Posteriormente, quando passar essa pandemia, vamos envolver mais escolas e mais atletas”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter