A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da diretoria de Ensino, inicia a primeira etapa de aplicação do exame de certificação para os alunos matriculados no quarto módulo do Ensino Médio na modalidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o cronograma, o exame de conclusão será executado por etapas, e o processo de aplicação inicia-se nos dias 3 e 4 de novembro, na capital, e nos dias 9 e 10 de novembro nos seguintes municípios: Assis Brasil; Bujari; Capixaba; Plácido de Castro; Porto Acre; Senador Guiomard; Brasileia; Epitaciolândia e Xapuri. Já nos dias 18 e 19 de novembro: em Sena Madureira; Manoel Urbano; Feijó; Tarauacá; Santa Rosa; Cruzeiro do Sul; Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves.
A prova é executada na unidade em que o participante está matriculado, no período noturno. O conteúdo é de acordo com a matriz curricular das seis disciplinas ofertadas no IV módulo da EJA. No entanto, os interessados em participar não podem ter pendências nos módulos I, II e III do ensino médio da EJA.
Segundo Jeane Aguiar, chefe da Divisão de Educação para Jovens e Adultos (EJA), após o encerramento da aplicação das etapas em todos os municípios, será realizada uma reaplicação do exame de conclusão para aqueles alunos que não alcançarem a nota 5 ( média do exame), tanto para o ensino médio regular, quanto para o ensino médio da EJA, de acordo com o cronograma de cada modalidade de ensino.
“É importante ressaltar que para participar da reaplicação, tanto do ensino médio regular, quanto da EJA, o estudante tem que ter participado de pelo menos de um dia da aplicação do exame. A primeira etapa do processo de certificação do ensino médio regular encerrou-se dia 21 de outubro”, destacou Jeane Aguiar.
O aluno receberá sua certificação e documento na escola de origem. O objetivo da proposta é viabilizar a conclusão do ano letivo dos alunos do ensino médio até janeiro de 2021, tendo em vista a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A ação faz parte da série de estratégias elaboradas pela equipe da SEE em conjunto com o Conselho Estadual de Educação (CEE), a partir dos caminhamentos dados pelo Fórum Estadual de Educação durante reunião ocorrida no início de agosto.