Educação inicia fase municipal dos jogos estudantis em Rio Branco

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Coordenação de Desporto Escolar, iniciou nesta terça-feira, 14, a fase municipal dos jogos estudantis. Na quadra da escola Heloisa Mourão Marques acontece os jogos de futsal da zona II, das escolas da região da Baixada da Sobral.

A fase municipal em Rio Branco contempla diversas modalidades, coletivas e individuais. Além do Futsal, também contempla o vôlei, o karatê, o wrestling, o handebol, o taekwondo, o tênis de mesa, o basquete, o badminton, o vôlei de praia, o xadrez e o atletismo.

Fase zonal de futsal dos jogos escolares acontece na quadra da escola Heloísa Mourão Marques. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As equipes de Rio Branco são distribuídas em quatro zonas, a saber: a zona I, que contempla as escolas do Segundo Distrito; a zona II, que engloba as escolas da região da Baixada; a zona III, que integra as escolas da parte alta da cidade; e a zona IV, que abrange as escolas do Conjunto Universitário, do Calafate e do Tucumã.

Na tarde desta terça-feira, 14, foram realizados três jogos da fase zonal: a Marina Vicente encarou a escola Marilda Gouveia pelo naipe masculino da categoria sub-15; a Serafim Salgado enfrentou a Marilda Gouveia pelo naipe feminino da categoria sub-15; e o terceiro jogo foi realizado entre as escolas Marina Vicente e Marilda Gouveia, do naipe masculino, da categoria sub-17.

A coordenadora do Esporte Escolar da SEE, Kelly Figueiredo, destaca a importância dos jogos. “Para se ter uma dimensão do esporte escolar, estamos realizando essa fase em todos os municípios e em diversas modalidades esportivas. Essas seletivas são realizadas até que sejam selecionadas as equipes para a fase nacional”, explicou.

Professora Aline Rodrigues com a equipe do naipe feminino da escola Serafim Salgado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Aline Rodrigues, treinadora da equipe da escola Serafim Salgado, diz que os jogos estudantis são uma oportunidade para que os alunos possam ter contato com  o esporte de uma maneira geral. “Nosso time feminino está estreando. Essas meninas nunca participaram de uma competição como essa, e esperamos sair com bons resultados”, disse.

Já o treinador da equipe da escola Marina Vicente, Arthur de Souza, destaca que o esporte, de maneira geral, ajuda os alunos a ocupar a cabeça. “O esporte ajuda os alunos a não ir para o caminho errado, além de proporcionar saúde e não tornar o indivíduo sedentário quando sai da escola”, destacou.

Equipe do Naipe masculino da escola Marilda Gouveia realizou o primeiro jogo contra a Marina Vicente. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atleta Gecicleide da Silva Martins, do oitavo ano da escola Serafim Salgado, atua como fixa da equipe e destaca a importância de participar dos jogos estudantis. “Me sinto honrada com essa oportunidade, em participar e representar bem a escola. Espero ganhar e fazer gols”, frisou.

Somente em Rio Branco, mais de 150 equipes participam da fase municipal. Em junho, segundo a coordenadora de esportes da SEE, haverá as seletivas de basquete e também das modalidades individuais. “As modalidades individuais não passam pela fase regional, da fase municipal passam direto para a fase estadual”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter