Pré-Enem

Educação inicia aulas gratuitas do Pré-Enem Legal na Comunidade

“Meu sonho é ser psicóloga. Eu quero muito ajudar as pessoas. Até começar o Ensino Médio, eu não sabia muita coisa. Daí, comecei a estudar e fui me adaptando, aprendendo mais. E agora com esse Pré-Enem, melhorou tudo. Eu e meus amigos estamos muito animados e empenhados”, conta a estudante Victória da Silva.

Victória sonha com o futuro. A adolescente, que sempre estudou na rede pública, atualmente cursa o último ano do Ensino Médio na Escola Heloísa Mourão Marques e como muitos jovens da sua idade já começou a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o primeiro passo para alcançar a profissão que tanto almeja.

A estudante Victória da Silva sonha a formação superior (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ela está entre as 300 pessoas que começaram a ter aulas no Pré-Enem Legal na Comunidade, um curso gratuito oferecido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), para estudantes de escolas públicas e a comunidade que já concluiu o Ensino Médio.

A aula inaugural ocorreu nesta semana, no auditório da SEE. Segundo o diretor de Ensino da Educação, Márcio Mourão, o Pré-Enem é parte do plano de governo e como a Ufac já trabalhava com o mesmo formato de curso, a Educação viu uma oportunidade de parceria bem-sucedida.

O preparatório é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da SEE, em parceria com a Ufac (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“O nosso foco é dar mais possibilidades aos jovens e ser uma secretaria mais próxima da juventude que nem sempre tem condições de pagar um Pré-Enem. A gente sabe que estudar sozinho é complicado, exige muita força de vontade e disciplina e ter um Pré-Enem com profissionais capacitados, que estão ali para auxiliar, com certeza é uma motivação a mais para estudar”, explica o diretor.

O diretor de Ações Acadêmicas da Ufac, Valmir Freitas, conta que a parceria entre a universidade e a Secretaria de Educação é especial, pois representa os frutos de um trabalho que a universidade já vem desenvolvendo desde 2016 com o projeto #EuNaUfac. “A equipe pedagógica pertence à universidade, os tutores são graduandos dos cursos de licenciatura e a Secretaria de Educação arca com os custos do projeto”, explica

Estudantes da rede pública e comunidade têm a oportunidade de cursar o preparatório para o Enem de forma gratuita (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As turmas funcionarão nas escolas nas escolas Heloísa Mourão Marques, João Batista Aguiar e Mário de Oliveira. A seleção dos cursistas ocorreu na semana passada por meio de sorteio. As vagas foram dividas entre estudantes das escolas onde vão ocorrer as aulas e comunidade.

De acordo com o Pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Isaac da Silva, a iniciativa beneficia a sociedade em vários aspectos. “A importância para os alunos da graduação é muito grande, pois eles passam a ser tutores, professores em sala de aula, além do impacto social muito forte, porque ajuda a comunidade mais necessitada a ter um curso de preparação para o Enem de qualidade”.

Para a jovem Nelcinara Sampaio o projeto é uma oportunidade de mudança de vida (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Como é o caso de Nelcinara Sampaio, que já concluiu o Ensino Médio há mais de oito anos e atualmente está desempregada. Ela conta que o curso é um caminho para alavancar os estudos e mudar de vida. “É uma oportunidade única. Eu vou me esforçar ao máximo e aproveitar. Para quem não tem condições financeiras para pagar um curso particular, realmente é uma oportunidade”, celebra.

Para o secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz, o Pré-Enem Legal na Comunidade representa mais qualidade na formação dos alunos da rede estadual. “Esse preparatório é um momento para os alunos revisarem os conteúdos, reverem determinados exercícios e assim se prepararem melhor para esse momento tão importante que é o Enem”.